O governador do Piauí, Rafael Fonteles, deu continuidade à sua agenda de busca por parcerias e investimentos na China, onde está em visita oficial. No decorrer de sua viagem, Rafael Fonteles realizou uma visita técnica ao Porto de Xiamen, situado na província de Fujian. O Porto de Xiamen é reconhecido como um dos maiores e se destaca por seu sistema de operação totalmente integrado e automatizado.
Durante a visita, o governador destacou o interesse do Piauí em adotar modelos semelhantes para o Porto de Luís Correia, que tem previsão de entrega para o dia 13 de dezembro. A visita contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, do presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, do deputado Francisco Limma, representando a Assembleia Legislativa, além de empresários piauienses e internacionais que têm interesse em parcerias para operar no Porto de Luís Correia.
Rafael Fonteles também aproveitou sua estada na China para visitar o showroom da Huawei em Pequim, uma das principais empresas de tecnologia do mundo. Durante a visita à Huawei, o governador teve acesso a uma variedade de equipamentos, experiências e soluções tecnológicas oferecidas pela multinacional.
Rafael Fonteles ressaltou a importância dessa experiência para o Piauí, uma vez que o governo estadual está promovendo a transformação digital para a melhoria dos serviços públicos. A visita à Huawei proporcionou um contato com soluções tecnológicas nas áreas de educação, segurança pública, saúde, inteligência artificial e governo digital, que podem contribuir para aprimorar a oferta e a eficiência dos serviços públicos no estado.