O PSTU confirmou neste domingo (31), em convenção nacional em São Paulo, a operária Vera Lúcia como candidata à Presidência da República. Sua companheira de chapa será outra mulher – a indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé), da etnia Tremembé, do Maranhão. O primeiro turno da eleição presidencial está marcado para 2 de outubro.
A convenção, realizada no Sindicato dos Metroviários, na zona leste de São Paulo, aprovou a chapa por unanimidade.
Essa será a segunda chapa inteiramente feminina da história das eleições brasileiras – a primeira foi do extinto PRP (Partido Republicano Progressista), encabeçada pela cientista política Ana Marina Rangel e com Delma Gama como vice, nas eleições de 2006.
Vera Lúcia é a terceira candidata à Presidência para o pleito de 2022 – antes, Simone Tebet (MDB) e Sofia Manzano (PCB) foram confirmadas.
É a segunda vez que Vera Lúcia se lança como candidata ao Palácio do Planalto. Em 2018, ela conseguiu mais de 55 mil votos e ficou na 11ª colocação entre os 13 postulantes.
Em eleições anteriores, Vera se candidatou a deputada federal e à prefeitura de Aracaju, nunca tendo vencido uma eleição.
Aos 54 anos, Vera é operária e se formou em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Ela foi uma das fundadoras do PSTU, em 1994.
Iniciado no último dia 20, o prazo para a realização das convenções partidárias termina no dia 5 de agosto.
Em 20 de julho, o ex-ministro Ciro Gomes, em convenção do PDT, foi o primeiro a ser confirmado como candidato.
Também já foram confirmadas as candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de André Janones (Avante), do presidente Jair Bolsonaro (PL), de Leonardo Péricles (UP) e de Simone Tebet (MDB).
Felipe d’Avila (Novo) e Sofia Manzano (PCB) foram confirmados no sábado (30); e Pablo Marçal (Pros), neste domingo (31).
A oficialização pelo DC da candidatura de José Maria Eymael está marcada para terça (2).
Mesmo depois das convenções, os partidos e os aprovados por eles podem desistir de disputar a Presidência. As candidaturas precisam ser registradas até dia 15 de agosto. A campanha começa no dia 16.