As provas do Enem 2023 serão novamente aplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro para candidatos que enfrentaram adversidades, como terem sido designados para locais de exame a mais de 30 km de suas residências nas datas originais, solicitações de remarcação devido a problemas médicos ou logísticos, e também para aqueles privados de liberdade.
Conforme o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela organização do exame, um total de 93.620 inscritos estão nesses casos específicos. Dentre eles, 84.169 são alunos do Enem PPL (adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade), enquanto 9.451 são candidatos que solicitaram a reaplicação.
Apesar de o Inep não ter divulgado os motivos específicos para os pedidos de reaplicação, é conhecido que cerca de 50 mil alunos foram alocados em locais distantes de suas residências, oferecendo-lhes a oportunidade de realizar as provas nestas datas. Surpreendentemente, apenas 9.451 candidatos solicitaram a reaplicação, o que inclui aqueles que, eventualmente, enfrentaram doenças infectocontagiosas ou problemas logísticos. Não é possível determinar se os demais realizaram o exame nas datas originais ou se optaram por desistir do processo.
Em relação ao Enem PPL, o exame é aplicado desde 2010 pelo Inep em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Depen (Departamento Penitenciário Nacional). As provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação, que acontece dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa, de cada unidade da federação. Só podem participar aqueles que assinam o Termo de Adesão, Responsabilidade e Compromisso, por meio de um sistema online.
Assim como na prova tradicional, no primeiro dia serão aplicadas a prova de Redação e 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira -Inglês ou Espanhol-, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), além de outras 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
No segundo dia serão 45 questões Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 questões de Matemática e suas Tecnologias. A aplicação será das 13h30 às 19h nesta terça e das 13h30 às 18h30 na quarta. A divulgação do gabarito oficial da prova será no próximo dia 27 de dezembro na seção Provas e Gabaritos do portal do Inep, e o resultado final, dia 16 de janeiro de 2024, na página do participante.
(Com informações da FolhaPress – Claudinei Queiroz)