O petista Rafael Fonteles, de 37 anos, governador eleito do Piauí, é destaque em reportagem da revista Veja desta semana. Na matéria ele é tratado como uma das novas lideranças políticas da região mais esquerdista do País.
O desempenho eleitoral do jovem Rafael Fonteles é imediatamente ligado à expressiva maioria dos votos dados ex-presidente Lula, do PT, no primeiro turno das eleições no Piauí. “O ex-presidente só não teve mais de 60% dos votos em Alagoas. No Piauí, chegou a impressionantes 74,25%”, ressalta a Veja.
Rafael foi eleito no primeiro turno com mais de 57% dos votos válidos e é citado na matéria “As Novas Forças do Nordeste” como uma das lideranças políticas em ascensão no chamado “cinturão vermelho”, que, segundo a revista, contribui para que a esquerda caminhe para manter a hegemonia na região Nordeste.
A revista ressalta também que o petista nunca havia se candidatado, mas na reta final da campanha conseguiu disparar e derrotou no primeiro turno o ex-prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), candidato do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira”, diz a matéria da Veja.
Como Rafael, a reportagem cita ainda Elmano de Freitas, governador eleito do Ceará, e Jerônimo Rodrigues, que por pouco não venceu a eleição no primeiro turno na Bahia, como novas forças políticas que se revelaram ou se projetaram nas eleições do dia 2 de outubro.
Reunião para o 2º turno
O governador eleito do Piauí participou da reunião na quarta-feira passada, dia 05, em São Paulo, dos eleitos com o ex-presidente Lula para tratar do segundo turno da eleição presidencial. No encontro, Rafael disse a Lula que a meta é ampliar a votação no Piauí dos 74,25% dos votos válidos no primeiro turno para 80% no segundo turno para o ex-presidente.
Neste sábado (08), Dia do Nordestino, a assessoria de informou que na próxima segunda-feira, dia 10, ocorrerá a primeira reunião ampliada com líderes, em Teresina, para discutir as estratégias para a campanha de Lula para o segundo turno no Piauí.