A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meia da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETAS), faz abertura nesta terça-feira (28/05), no Parque Curumim, do segundo ano do Projeto Conectar. O objetivo do projeto é capacitar idosos e adolescentes que ainda não estão familiarizados com o mundo digital, preparando-os para utilizar ferramentas online de forma mais competente.
“O Conectar surge como uma importante estratégia de inclusão digital para essas pessoas. É tão essencial para eles quanto para qualquer outra pessoa, considerando o uso cada vez mais frequente das redes sociais, aplicativos bancários e transferências online. Nossos idosos enfrentam desafios nesses aspectos, e estamos empenhados em melhorar suas vidas”, afirmou Gustavo Souza, secretário da SETAS.
Vera Lúcia Ferreira, coordenadora e professora do Conectar, compartilhou sua perspectiva sobre a iniciativa. “Os idosos expressam o desejo de dominar o WhatsApp, e é para isso que este serviço foi criado, para auxiliá-los em suas atividades diárias. Eles começam sem conhecimento algum nesta área e gradualmente adquirem habilidades. Embora possa parecer simples para alguns, para eles é uma grande descoberta, uma novidade emocionante”, explicou.
Solimar Lima, professora aposentada, expressou entusiasmo em participar do projeto. “Esta é uma ação excelente. Já fiz parte do primeiro ano e pretendo continuar, pois aprecio muito essa iniciativa”, declarou.
Maria Cunha, aposentada, também se mostrou interessada em participar do curso. “É um prazer estar aqui. Sou atendida pelo CRAS e há muitas coisas digitais das quais não tenho conhecimento. Tenho certeza de que isso será muito útil para mim”, comentou.
João Francisco Silva, aluno do 8º ano, está ansioso para começar o Conectar. “Estou muito empolgado. Acredito que vou aprender bastante e estou feliz por essa oportunidade”, concluiu.