A Prefeitura Municipal de Piripiri deu apoio total à capacitação contra o trabalho escravo que aconteceu, nesta terça (22/11), na escola estadual Baurélio Mangabeira, zona Sul da cidade. O evento foi organizado pela Associação dos Movimentos de Terreiros de Umbanda de Piripiri.
O evento teve palestra com o Procurador do Trabalho do Piauí, Edno Moura, e a presença de técnicos das secretarias municipais de Trabalho e assistência Social (SETAS) e de Saúde (SESAM).
Para Edno Moura, Procurador do Trabalho, o trabalho escravo é uma dura realidade. “A situação é muito preocupante no nosso Estado. Só este ano já resgatamos 169 trabalhadores e tem causado muita preocupação para nós. Esse ano, todas as denúncias que foram feitas, havia trabalho escravo e temos que combatê-lo”, finalizou.
“Essa capacitação veio em virtude de um convite do professor Gilberto Carvalho e faz parte da programação da 2ª Edição da Cultura Negra de Piripiri. Convidamos um procurador e muitos de nossos técnicos da SETAS e SESAM estão aqui”, disse Alexandre Madri, coordenador da Associação.
“A importância é muito grande para os nossos alunos e a palestra sobre trabalho escravo tem muito a dizer sobre o respeito ao próximo, ninguém pode ser escravizado”, disse Gilberto Carvalho, professor de Filosofia.
Para o aluno Nicolas Kaio Marques, a palestra foi reveladora. “Ela mostrou sobre o preconceito e como evitar esse trabalho tão desumano, porque nem todo trabalho é acessível para as camadas mais pobres”, explicou.
“Questão séria que precisa ser discutida. São direitos humanos sendo violados. Em Piripiri, houve pessoas que sofreram isso e em outros lugares. É uma questão de saúde pública, temos que discutir”, ponderou Francisco Filho (Filho do Prado), Diretor do Departamento de Atenção à Saúde Básica da SESAM.