A prefeita de Piripiri, Jôve Oliveira Monteiro, participou, nesta terça-feira (22/11), de um evento realizado pelo Ministério Público do Piauí com a presença de prefeitas e prefeitos de toda a região. O evento aconteceu no auditório Germayron Brito, na zona Centro da cidade e teve a presença da atual diretoria da Procurador-Geral de Justiça.
Na oportunidade, foram apresentados os projetos que compõe o Plano Geral de Atuação (PGA) do MP do Piauí até o ano de 2023 dentro do programa “MPPI Por Todo o Piauí”. Um dos projetos é o “Avante PGJ”, que consiste na apresentação das iniciativas que compõem o PGA a prefeitos dos municípios.
“Esse evento foi muito oportuno. Estamos aqui ouvindo recomendações do Ministério Público. É um prazer enorme participarmos dessa reunião. Aderimos aos projetos institucionais sobre questão de terras, licitações, gestão farmacêutica, educação inclusiva, escuta protegida e já temos o Procon e a Ouvidora implantados. Agradecemos a todos os prefeitos reunidos aqui e vamos em frente”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.
O promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Piripiri, Nivaldo Ribeiro, disse que o município de Piripiri está recepcionando todos os projetos do Ministério Público. “Aqui é um diálogo do Ministério Público com todos os prefeitos e gestores municipais. Aqui se tratou da criação dos Procons municipais, a questão da Saúde, Meio Ambiente e da Infância e da Juventude” destaca o promotor.
Para o promotor Silvano Carvalho, também da Promotoria Pública de Piripiri, o evento obrigatório. “Hoje (22), foi um gol de placa, fazendo alusão ao período que vivemos de copa do mundo, marcado pelo Dr. Cleandro Moura e de toda a sua gestão à frente da administração do Ministério Público do Piauí”, pontua.
Silvano Carvalho lembra que MP é visto pela sociedade e pelos próprios gestores como órgão fiscalizador, atribuição dada pela Constituição Federal de 1988. “Mas, para exercer essa fiscalização, o Dr. Cleandro Moura apontou esse ‘norte’ de uma integração maior do Ministério Público para atuar em conjunto, em parceria com os gestores”, explica o promotor de Justiça.