Dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública apontam que o Piauí obteve significativos resultados em relação à diminuição dos índices de criminalidade entre os anos de 2022 e 2023. Um desses dados tem a ver com a redução da taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) que, segundo o amostrado, colocou o Piauí como o estado com a menor taxa entre todos os estados do Norte e Nordeste brasileiro e o oitavo menor do país. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (18).
Além disso, em 2023, o Piauí contou com uma redução de 11,1% dos MVIs, a quinta maior do país. O Anuário Brasileiro da Segurança Pública leva em consideração os investimentos e esforços dos Executivos estaduais quanto a redução dos índices de criminalidade em cada estado brasileiro.
O secretário de Segurança Pública (SSP-PI), Chico Lucas, destaca que o Governo do Piauí continuará a implementar os esforços necessários com o objetivo de continuar a reduzir os índices de criminalidade no estado.
Esses resultados refletem nossos esforços contínuos em promover uma segurança pública eficaz e humana. Continuaremos trabalhando para manter e melhorar esses índices, sempre com foco na proteção e bem-estar da população
Outro ponto em destaque foi a qualidade dos dados estatísticos oficiais confeccionados por cada estado. De acordo com o levantamento, o Piauí ocupa a segunda posição nacional em qualidade dos dados, e a primeira do Nordeste. Para o gerente de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI, delegado João Marcelo Brasileiro, o fato demostra os investimentos realizados pelo Governo do Estado para a consagração do feito.
“A qualidade dos nossos dados estatísticos, que nos colocou em segundo lugar na classificação nacional, é um reflexo direto do nosso compromisso com investimentos em inteligência. Esse resultado destaca a importância da precisão e da análise detalhada para a formulação de políticas de segurança pública mais eficazes e bem informadas”, finalizou o delegado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.
Com informações da SSP-PI.