O advogado, jornalista e escritor Magno Pires lançou nesta quinta-feira (18) em Batalha o livro “Piauí: Oportunidades de Investimentos”, uma obra que serve como guia sobre as potencialidades econômicas e naturais do Piauí. Membro da Academia Piauiense de Letras (APL) há 26 anos, o advogado busca com seu novo livro mostrar aquilo que o Piauí tem de bom a ser explorado e os resultados positivos que o Estado pode oferecer a quem aqui investir.
Com uma obra voltada para alavancar a economia piauiense, Magno Pires pretende preencher uma lacuna existente na literatura local. “É um livro que não existe ainda no mercado. Quem lê-lo decidirá pelo Piauí como local de investimento, porque estamos dirigindo o empresário aos setores econômicos mais importantes e dinâmicos que temos: o Cerrado, a energia eólica, a plantação de grão, laranja, banana, a criação de caprinos e ovinos”, explica Magno Pires
O advogado sempre teve uma relação íntima com as Letras, a economia e a política, e sua mais nova obra é resultado da junção destes três pilares. Magno Pires foi secretário de Administração do Piauí no Governo Mão Santa e está há quase três décadas na Academia Piauiense de Letras. Além de escritor e jornalista, ele também atuou na advocacia, tendo sido representante jurídico de grandes empresas multinacionais que investiram no Piauí e aqui acabaram se instalando.
O jornalista e escritor Zózimo Tavares, que também é membro da Academia Piauiense de Letras, destacou que a vasta experiência que Magno tem na gestão pública e no empreendedorismo foram reunidos em sua mais recente obra.
“O Magno reúne várias pessoas em um só. Além de ser intelectual, ele é formado em Direito com experiência em consultoria empresarial. É alguém preparado para fazer projetos e neste livro ele traz o mapa das oportunidades de investimento do Piauí. Mostra quais são as vocações de cada região e suas potencialidades. Por isso sua importância não só para a literatura do nosso Estado, mas também para o desenvolvimento econômico”, diz Zózimo, que também é representante da Editora Bienal, responsável pela publicação da obra de Magno Pires.
Também presente no lançamento do livro “Piauí: Oportunidades de Investimento”, o escritor Antônio Pedro de Almeida comentou a importância que a obra de Magno Pires tem para o desenvolvimento econômico do Vale do Longá. É que nos seus escritos, o advogado contempla vários municípios daquela região e mostra o que eles possuem de melhor para receber a atenção de empresários de fora.
“Eu digo que neste livro o Magno apresenta as oportunidades de desenvolvimento da nossa região e do Piauí como um todo por meio de um trabalho sério e profundo. É importante para que as pessoas entendam que o nosso Estado tem um potencial a ser explorado e para que enxerguem as oportunidades de negócio. O Magno é muito eclético, mas não podemos negar que na obra dele há uma atenção especial ao fator desenvolvimento”, afirmou Antônio.
Quem também esteve presente no lançamento da obra foi o deputado estadual Henrique Pires, que é filho de Magno Pires. A O Dia, o parlamentar reiterou que seu pai é um apaixonado pelo Piauí e que externou no seu mais novo livro esta paixão. “É uma obra que vai servir para as gerações atuais e as gerações futuras. É uma oportunidade aos investidores e empresários que ainda não conhecem o Piauí venham conhecer. Fortalece a gana empresarial do nosso estado”, finaliza Henrique Pires.
Além do livro “Piauí: Oportunidades de Investimento”, Magno Pires também está lançando mais quatro obras: Monografia sobre a História de Batalha, Articulações à eleição vitoriosa de Rafael Fonteles, O que é Saneamento Público?, e a Edição extra do Jornal Folha dos Cerrados e Jornal de Uruçuí, em homenagem aos 86 anos da emancipação político-administrativa do Município de Batalha, terra natal do advogado.
Nesta quinta (18), Magno Pires doou 4.290 livros à Prefeitura. A obra “Piauí: Oportunidades de Investimento” também deverá ser lançada em Piripiri, Bom Jesus, Uruçuí, União, Barras e Parnaíba. Em Teresina o livro está disponível na Livraria Entrelivros, na Livraria Margarida e na Academia Piauiense de Letras.