reunião em Brasília nesta segunda-feira (24) com o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban. O objetivo do encontro foi discutir e promover ações efetivas para combater a fome e a insegurança alimentar no país.
De acordo com Wellington Dias, é crucial fortalecer e garantir a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas áreas de segurança alimentar e nutricional, assim como na assistência social, para criar uma rede de alta qualidade em todo o território nacional.
“Fizemos uma pauta muito produtiva. Trabalhamos para que de um lado possamos garantir qualificação e formação, para que a gente tenha toda essa gigantesca rede de profissionais de alta qualidade, e, por outro lado levar alimentos para quem mais precisa”, disse o chefe do MDS.
O ministro ressaltou a relevância de estabelecer colaborações com entidades internacionais, como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Banco Mundial, com o objetivo de ampliar a abrangência de programas e iniciativas, além de prestar auxílio a outras regiões do mundo que enfrentam carência alimentar.
Durante a reunião, Daniel Balaban reforçou a importância do Brasil no combate à insegurança alimentar e nutricional e se mostrou entusiasmado com a parceria para lidar com as questões de formação. “Estamos aqui para ajudar o Brasil em todas as discussões que estão sendo feitas no mundo sobre os sistemas alimentares. Assim, queremos ajudar e apoiar o que o Brasil precisar e nas decisões do governo”, explicou.
Segundo o diretor, o país pode voltar a ser um exemplo para o mundo e, com as boas práticas e lições aprendidas, pode ajudar outras nações a combater a fome e a desnutrição. “Com toda a experiência de Wellington Dias como governador do Piauí e agora à frente do Ministério, vamos fazer com que o Brasil volte a ser um exemplo no combate à insegurança alimentar e nutricional. Queremos ter um mundo livre da fome e um Brasil também”, frisou Balaban.
Desde 2011, o Governo Federal do Brasil e o Instituto World Food Programme (WFP) mantêm uma parceria que resultou na criação do Centro de Excelência contra a Fome no país. O Centro tem como objetivo ser um centro de referência global para o diálogo e desenvolvimento de políticas públicas, aprendizado, capacitação e assistência técnica em ações de combate à fome.
Foto: Roberta Aline/MDS
“A Agência tem a missão de alimentar a população do mundo todo, especialmente aquela que está vivendo em territórios em guerra, conflito ou afetada por desastres naturais. Todos os dias, o Programa Mundial de Alimentos alimenta mais de 140 milhões de pessoas”, explicou o diretor do WFP.
A reunião contou com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, e da coordenadora de Projetos de Nutrição do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Eliene Sousa.
(Com informações do MDS)