O Grupo Escoteiro Erivaldo Sandro (GEES) de Piripiri ofertou, no último sábado (23/04), Dia Mundial do Escoteiro, um minicurso de Primeiros Socorros para os membros juvenis e chefes escoteiros. O treinamento foi ministrado por seis membros da Liga Acadêmica Piauiense de Atendimento Pré-Hospitalar (LAPAPH), no auditório do Palácio de Perypery, zona leste de Piripiri.
De acordo com o Diretor de Métodos Educativos do GEES, Chefe Rogério Moreira, o intuito foi de comemorar o Dia do Escoteiro de maneira instrutiva. “Foi muito positivo proporcionar aos membros do GEES, esse momento de aprendizagem, principalmente, no campo de Primeiros Socorros que a gente vai precisar no dia-a-dia“, frisa.
“Eu gostei muito, por ser uma palestra desse nível, no Dia do Escoteiro. Eu fiquei muito feliz porque não foi bom apenas para as crianças, mas para os adultos também”, destaca a Chefe Vânia Melo, do Clã Pioneiro do GEES.
A mãe do escoteiro Matheus, Erivanda Ferreira de Sousa, também aprovou o conteúdo do minicurso. “São situações do dia-a-dia e deu para aproveitar bastante e tirar muitas dúvidas. Dá pra levar pra vida mesmo”, ressalta a sócia do Grupo.
A presidente da LAPAPH, Geysa Martins, revela que a experiência foi rica. “Foi muito acrescentador essa jornada aqui da Liga porque foi a primeira experiência prática para a maioria. Foi muito enriquecedor, a troca foi muito interessante porque houve muita participação”, pontua. “O meu sentimento é de gratidão porque a gente aprende ensinando e foi muito interessante pela participação e pelos questionamentos”, relata Igjânia Taisla Moreira.
Liga de Enfermagem
A LAPAPH é formada por 27 acadêmicos e dois professores do curso de Enfermagem da Faculdade Chrisfapi. Participaram no minicurso as alunas do 7º período: Geysa Roana dos Santos Martins, Ana Cláudia Souza de Araújo, Eduana Maria da Silva Ferreira, Ana Carolina Freire e Igjânia Taisla Moreira, além do aluno do 8º período do curso, Emanuel Rodrigues do Monte.