Nesta segunda-feira (15) inicia o prazo para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio desse ano (Enem 2024). O período para poder concorrer a gratuidade da prova se estenderá até o dia 26 de abril. Saiba como solicitar a isenção do Enem 2024.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ainda não divulgou o valor da inscrição, mas o certame segue um padrão de custo de R$85 cobrado nas últimas edições. Poderão fazer a prova de graça estudantes brasileiros matriculados no terceiro ano do ensino médio em uma escola de rede pública, quem fez o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, o candidato deve declarar sua situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda através do registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).
Enem 2024: prazo para conseguir isenção na inscrição da prova começa nesta segunda (15)
Para solicitar a isenção do pagamento do Enem 2024, o estudante deve acessar a página do participante, informar o CPF, data de nascimento, e-mail e um número de telefone válido. Quem foi isento na prova de 2023 e faltou, deve estar atento para entrar na Página do Participante e justificar a ausência (anexando um atestado médico ou um boletim de ocorrência, por exemplo). Caso contrário, perderá o direito à isenção. O resultado da gratuidade da prova deve sairá no dia 13 de maio.
Confira o cronograma completo
15 a 26 de abril: justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
13 de maio: resultado da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
13 a 17 de maio: recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.
24 de maio: resultado do recurso da justificativa de ausência no Enem 2023 e solicitação de isenção do Enem 2024.