A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou, neste sábado, (01/03) mais uma etapa do 1º Mutirão da Citologia. Os exames preventivos são gratuitos e estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) atendendo mulheres das zonas Urbana e Rural do município.
“Momento muito importante. O fato de ser realizado no final de semana, foi muito certeiro. Estamos aqui na UBSF 13 e continuamos com esse projeto. São 15 unidades sendo atendidas nesse momento”, explicou Beatrice Pimentel, secretária de Saúde de Piripiri.
A coordenadora do Mutirão, enfermeira Letícia Carvalho, disse que foi um grande dia. “O exame é simples, gratuito e realizado todos os dias. Esse projeto está sendo realizado aos sábados para facilitar para as mulheres. Existem mulheres que estão há três anos sem fazer. As de 25 a 64 anos, também estão sendo convidadas”, afirmou.
O enfermeiro Carlos Alberto, coordenador da UBSF 13, falou sobre o 1º Mutirão da Citologia. “É uma iniciativa muito boa. Já atendemos 40 mulheres hoje (1º) e o trabalho continua”, explicou.
“Esse exame da prevenção do câncer do cólon de útero é muito importante. Durante a pandemia foram poucos exames, por isso estamos voltando com força total, e, no sábado, fica mais especial já que as mulheres trabalham na semana e no final de semana, é melhor para elas”, disse Valdejane Ramos, enfermeira e coordenadora da UBSF da comunidade São Luís, zona Rural de Piripiri.
“Sempre me previno. Minha opinião é que sempre é bom fazer. O posto aqui do Jenipapeiro, UBSF 13, é ótimo!”, disse a dona de casa, Maria da Silva.
Para a dona de casa, Maria Francisca, o exame é obrigatório. “Prevenir é melhor que remediar e vamos saber o que realmente temos. Saia de casa e venha. É muito importante esse exame.”, finalizou.
Serviço
A SESAM de Piripiri espera atender até 400 mulheres com os exames de citologia nas UBSFs da zona Urbana e Rural. O exame é feito após coleta de células do colo do útero. Após a coleta, o material e enviado para um laboratório e, posteriormente, a paciente é informada do resultado.