A posição usada para dormir interfere diretamente na qualidade do sono. De acordo com o ortopedista David Gusmão, a maneira como recuperamos as energias durante a noite também pode impactar a postura.
“É necessário escolher a posição adequada”, diz o médico. “Além disso, o colchão e o travesseiro fazem total diferença. É necessário enxergarmos o sono como uma parte fundamental da vida. Afinal, se não dormimos bem, a nossa qualidade de vida diminui bastante”, complementa o especialista em quadril e cartilagem.
Afinal, qual o jeito certo de dormir?
Segundo o médico, dormir de lado, preferencialmente o esquerdo, tem sido apontado como a posição ideal para dormir, pois proporciona um descanso maior e facilita o funcionamento do organismo durante a noite.
“Durma com o travesseiro apoiado na cabeça de modo que ela fique alinhada com o resto da coluna e, de preferência, use outro travesseiro entre os joelhos”, aconselha.
Dormir de bruços, segundo Gusmão, não é recomendado. Pelo contrário. “Nessa posição, o pescoço e a coluna não ficam alinhados, o que pode sobrecarregar a musculatura e as articulações, causando dores. Se for difícil quebrar esse hábito, busque dormir sem travesseiro ou com um que seja baixo e macio”, orienta o ortopedista.
Ele ainda ressalta a importância de escolher um colchão apropriado, além de trocá-lo no tempo certo. “Um colchão e um travesseiro fora de forma podem prejudicar todo o descanso do corpo e gerar dores. Com o tempo, eles tomam o formato do corpo e podem prejudicar o alinhamento entre a coluna e o pescoço, fundamentais no momento do sono”, conclui o especialista.