Você sabia que conservar um alimento não é tão fácil assim quanto parece? Muitas pessoas seguem aquela regra de “jogar no freezer” para manter o item congelado e, a princípio, preservado.
O problema é que existem alguns alimentos que não devem ir para a geladeira de forma alguma. Alguns deles perdem a sua textura original, outros perdem a própria validade e muitos podem até mesmo contaminar quem comê-los novamente. Confira!

Todos os alimentos podem ir para a geladeira?
Primeiramente, é importante trazer algumas informações básicas. Apesar de parecer simples, muitas pessoas não sabem exatamente como conservar alguns itens na cozinha.
Como dito anteriormente, não são todos os alimentos que podem ir para a geladeira.
O que muitos não sabem é que isso acontece por diferentes razões.
Os principais motivos que alguns alimentos não podem ir para a geladeira ou freezer são os seguintes:
- Perda da qualidade original: muitos itens que são crocantes, por exemplo, quando descongelados perdem totalmente sua textura;
- Água dentro do alimento: algumas frutas são um bom exemplo de itens que podem “soltar água” demais depois de descongelados;
- Contaminação: um erro muito comum é congelar alimentos que já foram descongelados uma vez. Nesse caso, é possível que a comida tenha entrado em contato com outros micróbios que, congelados, estragam a comida rapidamente.
Por quê guardamos todos os itens na geladeira?
Muitas teorias existem sobre o porquê de tantos brasileiros usarem a geladeira para guardar absolutamente tudo.
Uma delas é a que mais faz sentido: o refrigerador chegou no Brasil muito tarde para milhões de famílias.
De acordo com alguns especialistas, o primeiro refrigerador fabricado no Brasil foi feito em Brusque (SC) no ano de 1947. Contudo, ainda demorou muito tempo para esse item se popularizar.
A saber, é comum ouvir relatos de pessoas mais velhas que lembram de só ter uma geladeira em casa a partir dos anos 1980.
Depois disso, porém, a conservação da comida ficou muito fácil e se popularizou a ideia de que é possível conversar tudo desta forma.
Lista de 40 alimentos que não devem ir para a geladeira
Por fim, vamos ao que interessa. Hoje em dia é possível fazer uma lista enorme de itens que não podem ir para o freezer, congelador ou refrigerador.
Para facilitar a sua vida, selecionamos a seguir uma lista com 40 alimentos que não devem ir para a geladeira e muitos brasileiros ainda continuam insistindo. Confira:
- Picles: possui muito sódio e, dependendo do tipo, fica melhor conservado fora;
- Batata: solta muita água e perde totalmente a sua textura;
- Óleos: perde a sua suavidade na maioria dos casos;
- Pimentão: se ele não foi cortado ainda, é melhor conservar fora do refrigerador;
- Frutas com sementes grandes e duras: a saber, para manter esse tipo de alimento suculento, é interessante guardá-lo fora da geladeira;
- Pão: acelera o processo de desidratação do pão, por isso é interessante manter em um plástico bem fechado fora da geladeira;
- Pasta de amendoim: não precisa ir para a geladeira, ou seja, pode ser conservado por meses em ambiente comum;
- Alho: esse item tão famoso na cozinha brasileira pode perder sabor no refrigerador;
- Grão de café: a umidade da geladeira pode acabar com a qualidade do café;
- Pimenta (molho): mais um item que pode perder o sabor.
Mais itens que não podem ir para a geladeira:
11. Mel;
12. Pimentas em geral;
13. Tomate;
14. Manjericão;
15. Abacate;