A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), encerrou nesta sexta-feira (26), mais um ciclo de formações para professores de alfabetização da Rede Municipal de Educação.
As capacitações fazem parte do Programa Pro Alfabetização e são coordenadas pelo Departamento de Formação da Seduc, com foco no processo de alfabetização das crianças da rede municipal.
O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar em regime de colaboração com os municípios e tem como objetivo assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.
“A cada formação a gente traz uma temática que é partilhada com as vivências da sala de aula e aprimoradas, na tentativa de que todo o município cresça em nível de alfabetização, com foco maior em nossas crianças” Destacou a professora Luzirene Sousa, do Departamento de Alfabetização da Seduc.
Para a professora Maena Lima, da escola Argemiro Urquiza, da localidade Santa Rosa, as formações são de extrema importância. “Aqui nós alinhamos nosso trabalho enquanto rede, dividimos e compartilhamos nossas ideias para que possamos atingir os resultados que a gente deseja”.
“A gente vai aprendendo junto e partilhando as experiências que dão certo para que todo o município cresça em nível de alfabetização”. Afirmou a Professora Luzirene Sousa, do Departamento de Alfabetização da Seduc.
A professora Laiane Macedo, que leciona na escola Vicente Alves Ferreira, na localidade Açude da Baixa, afirma que “Temos ótimos formadores que nos ajudam nesse processo de fortalecer a leitura e a fluência dos alunos para que eles saiam alfabetizados do 1° e 2° ano”. Disse a professora.
“O Pro Alfabetização veio exatamente para propor esse alinhamento e acompanhamento em todo o processo educativo com planejamentos e avaliações, escuta de professores e oficinas”. Afirma a professora Maísa Canabrava, Formadora do Pro Alfabetização.
Para o Professor Gerson Lima, que também é do Departamento de Alfabetização da Seduc, “As avaliações devem ser vistas como o início de um ciclo, respeitando principalmente as necessidades do aluno e buscando melhorar a prática do professor em sala de aula” Pontuou.
As formações reuniram Diretores da Rede Municipal de Ensino da zona urbana e zona rural, Coordenadores e professores de 1° e 2° ano, de Pré 1 e Pré 2 e professores das turmas de multisseriado.