A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), participou do Seminário de Educação Inclusiva na Perspectiva da Educação Especial. O seminário foi realizado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (UNDIME – PI), nos dias 21 e 22 de novembro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado Piauí (FIEPI)
A SEDUC participou com uma comitiva formada por técnicos do Departamento de Assistência ao Educando (DAE), e professoras das Salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da rede municipal.
“Foram dois dias de uma verdadeira imersão de conhecimentos sobre a educação especial na perspectiva da educação inclusiva. Hoje, todos os gestores municipais precisam focar muito nessa temática para ofertarem uma educação inclusiva de fato e de direito. Parabéns a UNDIME pelo evento. Estamos voltando para Piripiri com a certeza de que estamos no caminho certo e mais fortalecidos. A educação é um processo complexo e precisamos avançar cada vez mais, apostando sempre no poder e na capacidade dos nossos profissionais de educação”, afirmou a secretária Tânia Marilda Monteiro.
A professora Leygis Karoline falou do evento. “Evento muito importante e agregou bastante conhecimento pra gente, uma oportunidade de vermos como funciona em outras cidades. Acredito que estamos no caminho certo”, disse.
Tânia Mara, diretora do Departamento do DAE, deu mais detalhes. “Muito bom esse dia. O nosso departamento acompanha a educação especial e seremos multiplicadores quando chegarmos em Piripiri”, explicou.
Eliane Rodrigues, presidente da UNDIME, falou sobre o evento. “Grande desafio, mas muito necessário. Nessa perspectiva é ainda mais desafiadora. Conhecemos aqui diversas experiências e foi tudo muito positivo”, disse.
Fazendo parte da última atividade do seminário, os municípios apresentaram suas boas práticas de inclusão na educação. A secretária Tânia Marilda Monteiro apresentou o exemplo exitoso de Piripiri, que é a alfabetização da primeira criança com deficiência visual em braile, pela rede municipal. Foi exibido em vídeo o dia a dia da menina Lia Maria de Melo Sousa que é aluna do 3° Ano, do Centro Educativo Municipal Antônio Ferreira Neto.