Dentro da programação de aniversário dos 112 anos de emancipação política de Piripiri, nesta segunda (04/07), a prefeita Jôve Oliveira Monteiro e a governadora Regia Sousa entregaram a reforma de 10 casas e a Unidade de Saúde Descentralizada Nº 012 do povoado Marinheiro. As obras são resultado da parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Piripiri.
A prefeita Jôve Oliveira Monteiro enfatizou o compromisso da gestão municipal com as comunidades quilombolas. “Estamos entregando uma Unidade Descentralizada de Saúde para a Comunidade, um sonho de décadas dos moradores que, para terem acesso ao atendimento médico, de enfermagem ou odontológico, percorriam quilômetros e quilômetros de distância e, hoje (04/07), através da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), estamos entregando um local adequado para atendimentos e a comunidade chamar de sua”, destaca a gestora municipal.
“Nós estamos aqui no Marinheiro trazendo Saúde e trazendo melhoria habitacional nessa parceria com o Governo do Estado. Já estamos anunciando que vamos reformar e modernizar a escola municipal do povoado, assim como fizemos nas escolas das comunidades Bela Vista, Vereda dos Zezinhos, onde implantamos aulas de tempo integral”, pontua Jôve Oliveira Monteiro.
A governadora Regina Sousa disse que governar é cuidar das pessoas que mais precisam. “Um posto de Saúde desses aqui vai fazer toda a diferença para essa comunidade. O atendimento que vai ser feito lá vai fazer a diferença para as pessoas não saírem a pé ou de bicicleta ou de moto para irem a algum lugar distante procurar atendimento. Então, a gente tem que valorizar cada coisa que muda a vida e vai mudar a vida dessas pessoas aqui”, enfatiza a gestora estadual.
O aposentado Antônio dos Santos, 93 anos, revela que agora a gestão municipal enxergou a sua região. “Olhe, agora nós temos uma prefeita. Que nós estamos com 40 anos que não tinha prefeito em Piripiri. Aqui era um lugar escondido…abandonado, essa região toda: Marinheiro, Vaquejador, Carnaúba…até mesmo a terra do ex-prefeito era abandonada, porque lá não tem nada. Mas agora, Deus e Nossa Senhora botou essa linda mulher para nos ajudar”, declara o morador mais antigo da comunidade Marinheiro.
Melhoria Habitacional
As 10 casas reformadas e entregues na comunidade Marinheiro são as primeiras de um total de 31 contempladas pelo programa Moradia Para Todos II. Estão sendo investidos cerca de R$ 600 mil reais, sendo R$ 200 mil para as famílias do Marinheiro, umas das três comunidades quilombolas do município beneficiadas, restando ainda Vaquejador e Sussuarana.