Em Teresina, uma Missa em Ação de Graças e a outorga da Medalha do Mérita Renascença marcaram as solenidades pelo Dia do Piauí nesta quinta-feira (19).
O bispo Dom Juarez pediu que os piauienses não percam o “brilho da esperança” em entrevista que concedeu ao Cidadeverde.com, na missa em ação de graças pelo Dia do Piauí. A data marca o momento em que o estado aderiu à luta pela independência do Brasil, em 1822.
Os bispo também pediu por sabedoria aos governantes pois, segundo ele, por levar a responsabilidade de administrar o estado, não tem “o direito de decepcionar” a população que espera pelo desenvolvimento da região onde vive. Na fala em que fez, ele ainda citou o cenário de guerra em vigência atualmente tanto na Ucrânia, quanto no Oriente Médio.
“Para mim, como como o Bispo que tem percorrido boa parte do nosso estado e nossas paróquias, a gente sente isso do povo, o brilho da esperança brilhar nos olhos das pessoas e nós não temos o direito de decepcionar o povo, precisamos lutar pela paz e a paz é a abundância de bens, é um dom de Deus com a abundância dos bens de que as pessoas precisam para viver felizes e com a dignidade, por isso sejamos homens e mulheres de paz”, declarou.
O governador Rafael Fonteles (PT) participou da missa. Ele chegou à Catedral de Nossa Senhora das Dores, na Praça Saraiva, acompanhado da primeira-dama Isabel Fonteles e dos filhos. O chefe do Executivo destacou que, realmente, é um momento de esperança e explicou o motivo.
Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
“Eu estou muito otimista com os investimentos que estão chegando, as oportunidades de trabalho, emprego e renda para o nosso povo e a melhoria da prestação do serviço público, sobretudo nas áreas de segurança, saúde e educação. Em 13 de dezembro teremos a inauguração do Porto de Luís Correia. Eu estive lá vendo as obras ontem. Tudo confirmado. Dia 13, teremos uma grande festa para o povo do Piauí”, declarou.
Também estiveram presentes na solenidade o vice-governador Themistocles Filho (MDB), o senador Marcelo Castro (MDB), além do deputado Fábio Novo (PT) e os secretários Washington Bonfim (Planejamento) e Washington Bandeira (Educação).
Cerimônia de outorga do Mérito Renascença
A noite de solenidades seguiu no Teatro 4 de Setembro com a Outorga do Mérito Renascença, medalha para personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Piauí.
Uma das agraciadas foi a coordenadora da Patrulha Maria da Penha no Piauí. Major Francisca Leoneide Ferreira foi uma das idealizadoras do projeto que atua na no enfrentamento à violência contra as mulheres no estado. Ela dedicou a honraria a vítimas que tiveram a vida transformadas pelo atuação da Polícia Militar.
“Nós trabalhamos na linha de combate à violência contra a mulher, a Patrulha Maria da Penha. Então, quando nós recebemos os depoimentos das nossas assistidas, de que elas tiveram a vida transformada, depois de serem assistidas pelo trabalho da Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha, isso para nós é o mais gratificante e ser reconhecida hoje com essa homenagem, então, porque a quem eu dedico, a todas as mulheres que foram vítimas de violência, que são assistidas pela Patrulha Maria da Penha. A Polícia trabalha na Patrulha Maria”, disse.
Veja aqui os demais agraciados:
TERESINA
Cavaleiro
1. Andréia Oliveira Matos Tavares
2. Emanuel Barros De Souza
4. Francisca Leoneide Ferreira da Rocha
3. Francisco Valter Pereira
4. Marcelo Gomes Da Silva
5. Marco Aurélio Marques De Barros
Oficial
1. Ana Cristina De Sousa Batista
2. Écore Dilene Pereira Do Nascimento
3. Maria Do Socorro Alves Soares
1. Maria Irene De Souza Coelho
2. Teresa Raquel Raulino De Oliveira Bastos
Comendador
1. Alexsandro Fernandes Ferreira
2. Antonio Alves De Macêdo Júnior
3. Herbete De Jesus Avelino De Sousa
4. Isabel Eulálio Araújo Fonteles
5. Luana Maria Machado Barradas
6. Pedro Alves De Carvalho Rocha Filho
7. Raimundo Ulisses De Oliveira Filho.