O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse a seu homônimo no Brasil, Jair Bolsonaro (PL), que confia no sistema eleitoral brasileiro, informou a porta-voz do departamento de Estado, Kristina Rosales. A declaração ocorreu durante reunião bilateral entre os líderes na última quinta-feira (9), em Los Angeles.
Segundo a assessora Casa Branca, o mandatário estadunidense acredita que o processo será “livre, justo, que vai obedecer e aceitar a voz do cidadão brasileiro”, o que, de acordo com Biden, é extremamente importante para o governo dos EUA. “Esperamos esse resultado seja respeitado e temos confiança de que isso vai acontecer”, assegurou.
Conforme relatado por Kristina, Biden ressaltou que o processo eleitoral em vigor no Brasil tem funcionado. “Foram muito anos de processo eleitoral que deram resultado, vários presidentes de diferentes posicionamentos políticos. A gente tem confiança de que esse processo vai funcionar nos próximos meses, na eleição de outubro”, afirmou o presidente dos Estados Unidos.
“Temos a máxima confiança nesse sistema”, enfatizou Biden.
Jornalista e indigenista desaparecidos na Amazônia
Por meio da porta-voz, Joe Biden também comentou sobre o desaparecimento do indigenista Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, correspondente do jornal “The Guardian”, no Vale do Javari, no Amazonas, no último domingo (5).
“A gente está sabendo dessa situação, é obviamente uma situação muito triste”, lamentou o presidente, que disse saber que o governo brasileiro está investigando o caso. “Nosso enviado para o clima, John Kerry, tratou em um pouco mais de detalhes, esperamos que tenha alguma resposta logo. Os dois precisam ser encontrados e a gente espera que tenha alguma resposta, alguma ação logo do governo brasileiro”, finalizou.
Confiar em um sistema que não se conhece ou não se sabe como funciona, é confiar às cegas, é o que o Biden está fazendo. Ele não conhece como funciona e como são feita a programação das urnas. Um sistema que não há como auditar, não é confiável. Minha opinião.