Hoje, 1º de julho, é o primeiro dia do segundo semestre de 2024! E muita gente já fica de olho nos feriados previstos no calendário para os últimos seis meses do ano. O Portal O Dia preparou para você um lista com todas as folgas nacionais, estaduais e municipais previstas para os últimos seis meses do ano. No segundo semestre, terão folgas nos aniversário de Teresina e do Piauí e até “feriado novo”. Confira!
Confira abaixo a lista dos feriados de 2024 e os dias em que eles vão cair:
Feriados Nacionais do segundo semestre de 2024:
- 07 de setembro: Dia da Independência – sábado
- 12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida – sábado
- 02 de novembro: Dia de Finados – sábado
- 15 de novembro: Proclamação da República – sexta-feira
- 20 de novembro: Dia da Consciência Negra – quarta-feira
- 25 de dezembro: Natal – quarta-feira
Pontos facultativos de 2024:
- 28 de outubro: Dia do Servidor Público – segunda-feira
Feriados Municipais em Teresina em 2024:
- 16 de agosto: Aniversário de Teresina – sexta-feira
- 08 de dezembro: Dia de Nossa Senhora da Conceição
Feriados Estaduais no Piauí em 2024:
- 19 de outubro: Dia do Piauí – sábado
A concessão de pontos facultativos é uma decisão das administrações públicas nas esferas estaduais, municipais e federais.
2024 terá “feriado novo”, o Dia da Consciência Negra
Sancionado pelo presidente Lula, uma lei declara o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra como feriado em todo o país. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional no fim do mês passado. Celebrada em 20 de novembro, a data remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do Brasil durante o período colonial, de resistência contra a escravização negra no país.
Com isso, o calendário de feriados nacionais passa dos atuais nove para 10 datas. A data já era feriado em seis estados – Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo – e em mais de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais, mas a partir de 2024 deverá ser observada em todo o território nacional.
Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Atualmente existe uma série de estudos que procuram reconstituir a biografia desse importante personagem da resistência à escravidão no Brasil.