Representantes da Prefeitura Municipal de Piripiri estiveram presentes, no dia 04 de dezembro, na Fiocruz Brasília, com profissionais da SESAM (Secretaria de Saúde do Município de Piripiri) e da SEDUC (Secretaria de Educação de Piripiri) do Programa Saúde na Escola (PSE), com o objetivo de debater a pesquisa nacional sobre a efetividade da gestão intersetorial do PSE.
“Piripiri foi a cidade selecionada para representar a nossa região, e mostramos ao Brasil o grande potencial do nosso trabalho nas ações integradas entre saúde e educação”, afirmou Guilherme Lopes, secretário da SESAM.
Nos dias 5 e 6 de dezembro, os integrantes da comitiva participaram do Seminário Nacional do PSE, também realizado em Brasília.
“Durante o evento, foi apresentado o Projeto Fortalece PSE, que traz novas estratégias para promover o protagonismo juvenil na saúde e na educação, melhorar os indicadores de saúde de crianças e adolescentes e fortalecer a integração entre saúde e educação”, destacou Manuela Fernandes, coordenadora do PSE em Piripiri.
O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial que envolve a Saúde e a Educação, foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas para crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e educação, além de outras redes sociais, é essencial para o desenvolvimento das ações do PSE, proporcionando mais do que a oferta de serviços em um mesmo território, mas também a sustentabilidade das ações por meio da formação de redes de corresponsabilidade.