A prefeita Jôve Oliveira Monteiro recebeu na manhã desta quinta-feira (18/01), na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Piripiri, prefeitos e representantes de municípios para mais uma reunião do Consórcio Intermunicipal Meio Norte, que tem como finalidade a instalação de uma usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos em Piripiri.
O Consórcio Meio Norte reúne 15 municípios da região Norte do Piauí. Na pauta da reunião: Implantação de Governança e Compliance (condutas e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislações); Formalização Institucional do Consórcio; apresentação do Plano de Recuperação de Áreas de Piripiri onde será implantada a usina biomecânica para tratamento de resíduos sólidos e Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica.
“Temos que ter coragem de ter solução para o lixo. Estamos passando por várias etapas e queremos conseguir esse sonho. Foi uma reunião muito boa. Temos que ter essa usina e tratarmos mais do meio ambiente. O maior problema de nossas cidades é a questão do lixo e, com essa usina, vamos ter uma solução”, disse a prefeita Jôve Oliveira, que é presidente do Consórcio.
Marcos Andrey, presidente do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT), esteve presente à reunião. “Nós viemos mostrar para todos como vai ser a finalização e instalação dessa usina em Piripiri, que é uma parceria pública privada. Em janeiro do ano que vem essa usina vai estar funcionando. Esse processo nunca parou; iniciamos os estudos em julho e só avançamos”, explicou.
Tim Medeiros, prefeito da cidade de Capitão de Campos e vice presidente do Consórcio, dá detalhes sobre a reunião e sobre a usina. “A instalação dessa usina é uma luta e temos que conseguir nosso propósito final. Vai beneficiar todos e gerar emprego em nossas cidades”, afirmou.
Zé Henrique, prefeito de Nossa Senhora do Nazaré, falou sobre a reunião. “Estamos no caminho certo. Essa parte burocrática ainda estamos resolvendo e essa usina vai atender a todos os nossos municípios nessa questão do lixo”, disse.
Natana Vieira, consultora geral do município de Piripiri, deu detalhes da reunião. “Hoje viemos atualizar todo esse processo, que avançou muito e vai dar certo. Protocolamos toda a documentação e, em breve, essa usina será instalada”, concluiu.
O projeto de instalação de uma usina de beneficiamento de resíduos tem como objetivo transformá-los em biogás, energia elétrica, biofertilizante e material termoplástico, tais como: telhas e tijolos. Tudo isso será feito sem queimar, com aproveitamento de 100% do lixo.