A Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) emitiu um alerta para a ocorrência de ventos intensos no Piauí nos próximos dias. O Estado terá rajadas de vento de 40 km/h a 60 km/h entre os dias 11 e 16 de julho, conforme a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O alerta vale para os municípios da mesorregião Centro-Norte piauiense, bem como para os municípios do Sudoeste e Sudeste do Estado. Este estado de alteração de ventos pode causar transtornos à população, o que justifica a necessidade da emissão do alerta pelas autoridades climáticas.
A coordenadora da Sala de Monitoramento da SEMARH, climatologista Sarah Cardoso, explica que os efeitos das rajadas de vento poderão ser sentidos de forma mais intensa nos municípios situados na divisa do Piauí com o Ceará. Em alguns momentos, a velocidade dos ventos deve ultrapassar os 60 Km/h.
Sarah Cardoso chamou a atenção da população das regiões afetadas para os cuidados que devem ser tomados no sentido de evitar acidentes com as rajadas de vento. “Em caso de rajadas mais expressivas, não se abrigue debaixo de árvores, não se abrigue próximo a outdoors, próximo a torres de transmissão e postes de iluminação da rede elétrica, tendo que em vista que estas alterações nos ventos podem levar a fiação para o chão e provocar algum tipo de acidente”, explicou a climatologista.
Em caso de emergência, a população deve contatar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193.