O Governo do Piauí anunciou que o Orçamento Participativo Digital (OPA) 2025-2026 foi ampliado de R$ 65 milhões para R$ 80 milhões. O programa, que permite à população decidir onde o dinheiro público será aplicado, será lançado em 11 de março. Os recursos do novo edital serão destinados a Teresina, Parnaíba, Picos, Piripiri e Floriano.
O programa segue algumas etapas para que a população consiga efetivar suas propostas. Entre elas estão o cadastramento de entidades, a indicação de propostas, a análise de viabilidade e a votação, que ocorrerá no primeiro semestre de 2025.
As obras escolhidas neste edital serão executadas com previsão para 2026. No OPA, podem se inscrever associações comunitárias e entidades representativas que atendam aos critérios do edital.
É necessário que possuam um CNPJ válido da entidade, além de um estatuto ou documento de constituição comprovando a área de atuação; ata de eleição e posse da atual diretoria, devidamente registrada em cartório; documento de identificação com foto e CPF do responsável legal pela entidade; e comprovante de endereço da sede da entidade ou do representante legal.