O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, embarcou no sábado (1º) para a China, acompanhado do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin. A viagem tem como foco principal a integração Brasil-China no combate à fome e à pobreza, além de promover cooperação em diversas áreas.
A agenda inclui uma reunião com o presidente chinês, Xi Jinping, e encontros com o Banco Asiático de Investimentos em Infraestrutura. A comitiva também participará da VII Sessão Plenária da Cosban e do 2º Seminário e Diálogos Intersetoriais Brasil-China de Luta contra a Pobreza e pela Revitalização Rural.
“Estou embarcando para a China em uma missão muito especial: representar o Brasil na Aliança Global. Vamos tratar do combate à fome e à pobreza, bem como de ações voltadas para a agricultura familiar. Estou animado para debater soluções conjuntas que pretendemos trazer para o Brasil”, disse o ministro por meio das redes sociais.
Segundo Dias, o foco das reuniões na China é a troca de experiências entre os países em áreas como produção de alimentos e avanços tecnológicos, visando a redução da fome e da pobreza extrema.
A viagem segue até 9 de junho. Além de Wellington Dias, a delegação brasileira conta com os ministros Rui Costa (Casa Civil), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), Márcio França (Empreendedorismo) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário), que devem buscar por investimentos em transição energética, infraestrutura e agronegócio.