O Ministério da Previdência Social anunciou a autorização para um novo concurso público com 250 vagas imediatas destinadas ao cargo de perito médico federal. A medida foi publicada na Portaria MGI nº 8.569, na última quinta-feira (14), e o edital deve ser lançado em até seis meses. Além das vagas imediatas, a seleção incluirá outras 250 vagas para cadastro reserva.
De acordo com o secretário de Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, o objetivo é convocar todos os aprovados o mais rápido possível, priorizando o preenchimento de vagas em regiões com maior déficit de servidores, como o Norte e o Nordeste. A maior parte das vagas será direcionada para cidades do interior, enquanto as capitais, que já possuem maior concentração de servidores, não serão prioridade.
Último concurso foi há mais de uma década
O último certame para o cargo foi realizado em 2011, com a oferta de 375 vagas. Atualmente, o Ministério da Previdência Social conta com 3 mil peritos médicos em atividade, número considerado insuficiente para atender à demanda crescente.
Os aprovados atuarão nas Divisões Regionais da Perícia Médica Federal e nas Agências da Previdência Social. Desde 2019, os peritos médicos fazem parte do quadro do Ministério da Previdência Social, após mudanças na estrutura organizacional da Perícia Médica Federal.
O edital do concurso trará informações sobre o conteúdo das provas, que deverão ser aplicadas no mínimo dois meses após sua publicação.