A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou, na manhã desta quarta-feira (05/04), a Via Sacra da Escola Municipal Antônio Monteiro Alves, localizada no Conjunto Espedito Resende, bairro Russinha, zona Sul da cidade. A encenação feita pelos alunos contou com apoio da comunidade escolar.
“Hoje aconteceu a encenação da Via Sacra, uma tradição da cristandade, com a interpretação de nossos alunos. Agradecemos a todos, as professoras que nos ajudaram e que fizeram esse trabalho. Agradecer também o apoio da SECOM e à comunidade por esse belo momento”, disse Ricardo Valentim, diretor da escola.
As meditações da Via Sacra são baseadas nas tradicionais 14 estações ou etapas em que se apresentam as cenas da Paixão de Cristo a serem meditadas pelos seus seguidores e devotos.
Centro Educativo Municipal (CEM) Irmã Ângela
A encenação da Paixão de Cristo também foi realizada no Centro Educativo Municipal (CEM) Irmã Ângela, no Morro da Saudade, zona Leste de Piripiri. A apresentação teatral ocorreu na manhã desta quarta-feira (05/04).
“Momento muito especial. Agradecemos aos nossos professores e aos alunos que se entregam para este espetáculo teatral. Isso é muito significativo para todos nós, inclusive no lado religioso”, disse a diretora Guiomar Ximenes, do CEM Irmã Ângela.
Gustavo dos Anjos, diretor adjunto do CEM Irmã Ângela, falou sobre a encenação. “Mais uma vez a parte teatral dos nossos jovens deu um show. Eles são nossos artistas. São 37 alunos, nós apenas ajudamos, orientamos eles. Há também o momento religioso, fora o teatral, começamos pelo julgamento de Jesus e fomos até a crucificação”, disse.
“Para mim, um grande espetáculo e todos temos que respeitar. Foram duas semanas de ensaio e, hoje, foi uma apresentação belíssima”, disse Pedro Henrique Azevedo, 9º ano, que encenou o papel de ladrão na cruz.
Carlos Eduardo, que fez o papel de Jesus, fala da interpretação. “Sensação muito boa essa de interpretar Jesus, uma das melhores sensações do mundo. Você sente uma felicidade imensa. A escola deu toda a estrutura, os ensaios foram ótimos, de manhã e de tarde, na chuva e no sol. Agradecemos a todos por esse momento espetacular”, externou o jovem ator.
“Uma experiência única ver meu filho interpretando o Salvador da humanidade. Só tenho a agradecer a escola por esse trabalho magnífico”, afirmou Aline Raquel, mãe de Carlos Eduardo.
O exercício da Via Sacra consiste na prática devocional religiosa na qual os fiéis percorrem, mentalmente e por via de orações próprias, o percurso de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pôncio Pilatos até ao Monte Calvário, meditando simultaneamente na Paixão de Cristo.