O aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, está com novas funcionalidades.
O e-Título, aplicativo com informações sobre o título de eleitor, passou a mostrar agora vídeos com todos os detalhes do funcionamento das urnas. Basta clicar no canto esquerdo da tela inicial do e-título e clicar na opção “conheça a urna”.
“Como funciona a urna eletrônica por dentro, como funciona o teclado da urna eletrônica, como é o terminal do mesário da urna, como funcionam os programas na urna, a urna eletrônica é segura”, diz Mariana Cartaxo, diretora de projetos, sobre o aplicativo.
Dentro do aplicativo é possível saber o local de votação. É só clicar em onde votar. O aplicativo mostra um mapa que direciona o eleitor até a seção eleitoral. Também dá para emitir a certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal. No canto esquerdo da tela, o eleitor acessa uma sessão inteira de apurações com o que é fato e o que é mentira sobre as eleições. E clicando no tira-dúvidas no Whatsapp, um assistente virtual vai trazer informações sobre todo o processo eleitoral.
“Eu acho muito mais prático baixar o título no celular, ter tudo na palma da mão, do que ir atrás do documento, na pasta. Ajudei minha mãe a instalar o aplicativo, meu pai também. Está todo mundo já conectado”, acrescenta Mariana.
Até o momento, mais de 30 milhões de eleitores baixaram o aplicativo. Mas ainda falta muita gente. Pelo menos 156 milhões de pessoas estão aptas a votar nestas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede que o eleitor aproveite esses últimos dias antes do primeiro turno para baixar o aplicativo. No dia da eleição, não será possível emitir o e-título.
O e-título é gratuito. Basta preencher os dados pessoais com as informações já fornecidas à Justiça Eleitoral. Nome, data de nascimento, número do CPF e filiação, e responder às perguntas para confirmar a identidade do eleitor. Depois, é só criar uma senha. O e-título já é um dos aplicativos mais baixados no Brasil.
“A gente tem notado tanto um aumento das emissões do próprio aplicativo quanto uma maior visualização das notificações que o TSE encaminha. Elas contém informações importantes sobre o processo eleitoral , e agente tem notado um maior interesse nessas informações por parte do eleitorado. O TSE tem sempre buscado maior transparência no processo eleitoral . Para isso, ele vem produzindo materiais para explicação ao eleitor, e um deles é sobre o funcionamento da urna eletrônica”, explica Iuri Camargo Kisovec, assessor de Gestão de Identificação do TSE.
O JN lembra que o e-Título é uma das opções para o eleitor. Para votar basta levar um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista.