Os correios anunciaram a realização de um novo concurso público para solucionar a demanda acumulada dos últimos anos. De acordo com a entidade, o certame trará vagas para os cargos que agende e de analista, que exigem, respectivamente, nivel médio e superior.
No caso do cargo de analista, podem concorrer advogado, analista de sistemas, assistente social e engenheiro. Segundo nota da empresa, levantamentos apontam a necessidade de profissionais dessas áreas.
A previsão é de que os editais do concurso sejam divulgados em setembro deste ano. Os aprovados deverão ser convocados a partir de dezembro.
O último concurso nacional conduzido pela estatal ocorreu em 2011. Mais de 1,1 milhão pessoas foram inscritas para disputar 9.190 vagas de nível médio e superior.
Confira o cronograma do concurso:
• Até julho – Planejamento do certame e processo para contratação da empresa especializada;
• Agosto – Contratação da banca;
• Setembro – Edital do concurso;
• Dezembro – Início das contratações.
Redação para concursos públicos: veja dicas de como fazer um bom texto
Na busca por aprovação em concursos públicos, os candidatos devem ter atenção especial à redação. Em primeiro lugar, para obter êxito nessa etapa, a clareza na exposição de ideias é imprescindível. Além disso, evitar períodos longos e complexos e priorizar a simplicidade facilita a compreensão do avaliador.
De acordo com a especialista, é muito importante não deixar os estudos para a última hora, um hábito comum entre muitos concurseiros. “Para se preparar, é preciso ter a consciência de que você precisa estudar e não deixar para última hora. Você deve saber o conteúdo programático específico que será cobrado na redação do concurso e construir o texto em cima daquilo que está sendo pedido”, afirma.
A coesão textual e organização estrutural do texto são critérios que devem ser seguidos. Sendo assim, as ideias devem ser organizadas de forma lógica, estabelecendo conexões entre os parágrafos. O uso adequado de conectivos contribui para uma leitura fluida e coerente. Vale ressaltar que cada argumento deve ser bem desenvolvido, com exemplos e evidências que enriqueçam sua argumentação.
Com informações da Agência Brasil