Quem entrou no mar durante este final de semana no litoral piauiense acabou saindo ferido. Isto porque as praias piauienses estão passando por uma infestação de caravelas-portuguesas. As caravelas-portuguesas são parecidas com águas-vivas, têm a aparência de uma vela de barco e flutuam pela superfície do mar. Elas ferem usando células urticantes que se ativam quando entram em contato com a pele. Estas células injetam toxinas e causam dor, erupções cutâneas e, em alguns casos, reações alérgicas graves.
Em razão da quantidade de banhistas que sofreram queimaduras por caravelas-portuguesas neste final de semana nas praias piauienses, o Corpo de Bombeiros fez um alerta. Segundo a Corporação, o litoral do Piauí está com uma infestação de caravelas-portuguesas. Só no domingo (22) foram feitos seis atendimento de queimaduras causadas por estes animais na Praia de Atalaia, em Luís Correia. A maioria das vítimas são crianças.
A soldado Tamires Dourado pede que os banhistas evitem entrar no mar neste momento para evitar possíveis acidentes. “Nossa orientação é que os pais e banhistas em geral evitem o banho de mar nos próximos dias ou que evitem as áreas de infestação por estes animais até que a situação esteja controlada”, explicou. O Corpo de Bombeiros está realizando um trabalho de instrução e orientação aos banhistas na Praia de Atalaia, ponto de infestação pelas caravelas-portuguesas, para evitar o aumento no número de acidentes.
Este trabalho inclui uma reunião entre os bombeiros e barqueiros nos locais infestados pelos animais para uma campanha de conscientização. Foi o que acrescentou o comandante da unidade do Corpo de Bombeiros em Parnaíba, coronel Christian. Ele orienta para que, em caso de queimadura, a pessoa procure imediatamente uma equipe dos bombeiros ou vá até o hospital mais próximo.
“Os banhistas devem evitar colocar água doce sobre as lesões, tocar ou esfregar. Um cuidado imediato para aliviar o ardor pode ser colocar solução de vinagre sobre a lesão até encontrar uma unidade de saúde mais próxima”, instruir o representante dos Bombeiros.
Sofri queimadura por uma caravela-portuguesa. E agora?
As caravelas-portuguesas costumam aparecer em áreas costeiras devido ao vento e a mudanças na temperatura da água. Elas costumam ser mais comuns em águas quentes durante o verão. Mudanças climáticas e padrões de pesca também podem influenciar na presença destes animais.
Se você sofreu queimadura causada por uma caravela-portuguesa, siga os cuidados abaixo:
- Saia da água imediatamente e evite esfregar a área afetada
- Enxague o local da queimadura com água do mar, nunca com água doce.
- Use pinças para remover os tentáculos visíveis
- Compressas frias podem ajudar a aliviar a dor e analgésicos também podem ser usados
- Se houver reações alérgicas severas, procure atendimento médico imediatamente.
Fonte: Com informações do Corpo de Bombeiros