O novo decreto do Governo do Piauí publicado neste sábado elevou para 100% a capacidade máxima de público em locais abertos e semiabertos no estado. Com isso, estádios de futebol e ginásios poderão operar com carga máxima de torcedores durante a pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada após aprovação do Comitê de Operações Emergenciais levando em conta a redução dos casos de infecção e óbito da doença.
O decreto Nº 20.784 publicado no Diário Oficial estabelece, no entanto, algumas exigências. Uma delas é manutenção do distanciamento no interior destes espaços. Ainda de acordo com a nova determinação, o uso de máscara passou a ser facultativo em locais abertos e semiabertos.
O QUE DIZ O NOVO DECRETO
- A permanência de pessoas em espaços públicos abertos de uso coletivo, como parques, praças, praias e outros, seguirá os protocolos higiênico-sanitárias das Vigilâncias Sanitárias Estadual e Municipais;
- Em ambientes abertos e semi-abertos, o público admitido será até 100% da capacidade;
- Será facultativo o uso de máscaras em ambientes abertos e semiabertos;
- Em todos os eventos e atividades será exigido distanciamento mínimo entre as pessoas de 1,5m;
- Em ambientes fechados, será obrigatório o uso de máscaras;
- Será exigido comprovante de vacinação (duas doses);
- Fica recomendada a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid-19, a partir do dia 28 de março de 2022, para idosos acima de 60 anos e de profissionais de saúde.
Torcida River-PI — Foto: Julio Costa/ge Piauí
A primeira flexibilização para uso de praças esportivas no Piauí, divulgada em outubro de 2021, permitiu o uso de 30% da capacidade dos estádios. Em dezembro daquele ano, a autorização subiu para 50%.
Em fevereiro de 2022, a capacidade dos estádios voltou a cair para 30% por conta da nova alta de casos de infecção da Covid-19. Com a liberação total, esta se tornou a primeira vez que os estádios de futebol recebem aval para uso completo de suas dependências deste o início das restrições por conta da doença.
A Federação de Futebol do Piauí ainda não se pronunciou sobre a nova determinação. Contudo, a reta final do Campeonato Piauiense masculino, a Série A3 do Brasileiro feminino, Copa do Brasil, além das Séries C e D devem ser afetadas pelo novo decreto.