Após mais de dois anos de interdição pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por serem apontados precariedades e a não apresentação de laudos obrigatórios de funcionamento, o Estádio Albertão recebeu uma liberação parcial de funcionamento pelo Corpo de Bombeiros do Piauí, mas ainda faltam pendências a serem resolvidas para total liberação e o envio dos laudos para o STJD para permissão de público.
Com a interdição feita desde fevereiro de 2020, após briga das torcidas do River-PI e América-RN, o estádio estava impossibilitado de receber torcidas e com isso, receber partidas de times da série A que só jogam em estádios regularizados. Com a falta dessa liberação o jogo que marcaria a segunda rodada da Copa do Brasil entre Fluminense-PI e Santos estava correndo riscos de acontecer em outro estado como Ceará ou Maranhão.
Em recente entrevista o presidente da Federação de Futebol do Piauí (FFP), Robert Brown afirmou que a entidade, juntamente com a Fundação de Esportes do Piauí (Fundespi), que é a responsável pelo estádio, estavam empenhadas em conseguir as liberações necessárias para que a partida ocorra de fato no Piauí.
E no dia 25 de fevereiro, foi marcada a vistoria do Corpo de Bombeiros que fez uma série de exigências para o completo funcionamento do estádio que possui uma das maiores capacidades de público do Nordeste com 50.003. Com o laudo finalizado após análise das autoridades competentes apenas 13.500 pessoas serão permitidas enquanto persistirem os problemas, e vale lembrar que o atual laudo só vale por um ano.
“A nossa vistoria é exatamente para garantir que o torcedor venha a esse pátio de diversão e encontre um local seguro para as pessoas que compareçam aqui. Foi feitos alguns pedidos que devem ser cumpridos”, afirmou o tenente coronel Veloso, do Corpo de Bombeiros.
Na manhã desta terça-feira (1º/03), Robert Brown afirmou para a reportagem que os laudos atualizados pelo Corpo de Bombeiros serão encaminhados na quinta-feira (03), para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), para conseguir junto ao órgão a liberação de público nas arquibancadas do Estádio Alberto Tavares Silva.
Questionado se a liberação sairia a tempo da partida pela Copa do Brasil, o presidente destacou que não há como saber, mas que a federação irá fazer a sua parte e que sim, a partida irá acontecer no Piauí, o que não se sabe é se terá a presença do público.