Foi realizado nesta quinta-feira (10/08), em Piripiri, a II Escuta e Lançamento do Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo. O evento aconteceu no teatro João Cláudio Moreno, localizado no Memorial Expedito Resende e foi feito com a coordenação da Superintendência de Cultura da SEJUCE.
“Tivemos um momento muito especial. A comunidade cultural esteve presente e falamos muito sobre a lei. O edital será lançado em setembro. E dos R$ 547 mil reais da lei que virão para nossa Cidade beneficiarão o audiovisual, com produções, documentários e ajuda na difusão de filmes. E faremos o possível para contemplar os outros setores, tais como os dos músicos que vão receber recursos para produção de clipes. E todas as outras manifestações também, como por exemplo, movimentos afro-brasileiros, manifestações de festas juninas, movimento quilombola e outros”, disse Marco Matos, superintendente de Cultura da Secretaria de Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE).
Com a Lei Paulo Gustavo – LPG, os estados e municípios passam a ter protagonismo na produção cultural, com financiamento do governo federal para diferentes manifestações, objetivando fazer com que os recursos contemplem a diversidade cultural do país. A execução dos recursos se dará a partir de editais lançados pelos próprios estados e municípios.