Foi realizado na última sexta e no sábado (dias 03 e 04/06), o curso Cerimonial, Etiqueta e Relações Humanas, promovido pela Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM). O curso foi realizado no auditório vereador Milton Vieira, no Palácio do Povo de Perypery, no Centro Administrativo, com a participação de servidores de várias secretarias e órgãos do município.
Na abertura do curso, o ministrante do curso Manoel Veras, que é servidor e chefe do cerimonial da Universidade Federal do Piauí (UFPI), entregou um roteiro do Protocolo de Cerimonial para Eventos a ser adotado pela equipe de Cerimonial da Prefeitura de Piripiri.
O documento foi entregue ao vice-prefeito, Hilton Osório, que representou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro, e à Chefe do Cerimonial da Prefeitura de Piripiri, Beatriz Oliveira.
“Estamos muito felizes pela realização desse curso profissionalizante que tem o objetivo de qualificar os profissionais da comunicação e que trabalham com recepção em contato com o público para que que seja o mais humanizado possível, como solicitou a prefeita jôve Oliveira Monteiro”, afirma a secretaria da SECOM, Mel Teles.
Mel Teles também revela que a ideia é aperfeiçoar e atualizar os profissionais com as técnicas e inovações na área de eventos públicos. “Queríamos o melhor para estar aqui, ministrante esse curso, atualizando os novos regimentos, os novos protocolos”, destaca a secretária.
Para o ministrante do curso, Manoel Veras, “o cerimonial dá um tom de organização, zelo, competência para o bom desenvolvimento de qualquer evento”, acrescentando que “desde que bem planejado, o cerimonial é uma pompa, deixando o evento com organização, com pontualidade e com zelo”. “Experiência única de aprendizado que a gente carrega pra vida toda. Pra mim que já trabalho nessa área foi muito bom para tirar dúvidas e saber como me comportar em qualquer tido de evento”, revela Letícia Costa, assessora do Gabinete da Vice-Prefeitura de Piripiri.
Para o coordenador de Esportes da SEJUCE, Bruno Cátalo, revela que o que apreendeu vai permitir ter um “olhar mais clínico, mais atento para deixar aparecer nenhuma falha e não deixar a desejar em nossas cerimônias de encerramento e apresentações da SEJUCE”,
Participaram do workshop, servidores das secretarias de Cultura (SEJUCE), Saúde (SEAM), Assistência Social (SETAS) e Superintendência de Trânsito (SUTRAN), Ouvidoria de Piripiri e de outros órgãos da gestão municipal.