A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Saúde Municipal (SESAM), realizou, nesta quarta (24/11), uma homenagem às vítimas de trânsito em Piripiri com a participação de familiares e amigos. A solenidade aconteceu em frente ao monumento, alusivo aos 150 anos de fundação da Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios, no passeio central na Av. Tomaz Rebelo, centro da cidade.
O secretário da SESAM, Gabriel Mauriz, disse que a homenagem faz parte das ações do programa Vida no Trânsito desenvolvido com propósito de sensibilizar e educar. “Nós paramos para pensarmos em todas as vítimas de acidente de trânsito, as vítimas fatais como também aquelas que estão sequeladas e também em suas famílias”, pontua o gestor.
“É importante lembrar sobre o uso dos equipamentos de segurança, principalmente do capacete e cinto de segurança, para que as pessoas tenham um mínimo de proteção no trânsito”, alerta o superintendente da SUTRAN, Jaime Melo.
Na oportunidade, parentes de vítimas se manifestaram e acenderam velas em homenagem aos falecidos. Houve presença de membros da Brigada de Incêndio de Piripiri e da Vigilância Sanitária.
“Esse evento é importante para chamar a atenção da população para que use, realmente, os equipamentos de segurança. Serve para evitar multas, mas principalmente para evitar que você não morra”, alerta o comerciante Georliton Fidélis, filho de João Fidélis, morto em 2010, na BR-343 pelo radialista Ivan Panichi. O caso teve repercussão nacional. Ele também perdeu um irmão, Gildásio Alves, em acidente, segundo ele, “porque o irmão não usava equipamento de segurança”.
“Eventos assim são importantes para a conscientização para ver se entra um pouco na cabeça das pessoas para que vejam o quanto a imprudência e irresponsabilidade tem levado muitas vidas”, disse Érica Lima Meneses, irmã de Cândido Almeida, 21 anos, morto em acidente de trânsito, há cerca de 10 meses, enquanto se deslocava do povoado Alto Alegre para a cidade de São João da Fronteira.
Estatísticas
Segundo dados da SESAM, o SAMU de Piripiri atendeu no ano de 2021, nos primeiros seis meses, 194 ocorrências de acidentes de trânsito, nas zonas Urbana e Rural, o que representa mais de um acidente por dia. Desses atendimentos, 11 pessoas foram a óbito porque não resistiram à gravidade dos ferimentos.