O secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, confirmou que o Piauí deve receber, na tarde desta quarta-feira (02), novo lote com 86.750 doses da vacina AstraZeneca. “Assim que chegarem, os imunizantes serão imediatamente encaminhados aos nossos municípios”. Também há previsão de chegar mais 9.360 doses da Pfizer na tarde de quinta-feira (03).
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, acredita que a distribuição de vacinas contra a Covid-19 entrou na regularidade semanal de distribuição. No momento, Teresina vacina as primeiras doses de professores, aeroviários e do público prioritário com comorbidades, além das segundas doses. Atualmente, a vacina acontece por agendamento pelo site da FMS, que abre todos os dias às 18 horas.
“Entrou em um período de regularidade. Semanalmente, nós estamos recebendo doses de vacina, muitas vezes de mais de uma marca porque nós temos segundas doses pendentes. As segundas doses estão chegando conforme a necessidade. As primeiras doses estão vindo semanalmente parece que, até que enfim, entrou na regularidade essa distribuição de vacina”.
Gilberto Albuquerque comenta que ainda falta, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), pouco mais de 30 mil pessoas do grupo prioritário.
“A previsão pelo IBGE é de que esse público prioritário seja 78 mil pessoas. Nós já vacinamos mais de 40 mil. Então, nós temos ainda pouco mais de 30 mil pessoas nesse grupo prioritário. Pela velocidade que está a chegada das vacinas, nós deveremos ter três semanas ainda para concluir esse grupo. Começamos a vacinar também os professores, tudo indica que a gente chegue na faixa de 45 anos de professores”.