Em Teresina, o mês de maio é voltado para a conscientização dos direitos das pessoas diagnosticadas com hanseníase, uma doença infecciosa, contagiosa e de evolução crônica. Conhecida como ‘Maio Roxo’, a campanha dissemina informações sobre a condição, que atinge principalmente a pele, as mucosas e os nervos periféricos, o que pode levar a lesões neurais. Além disso, caso haja um diagnóstico tardio ou um tratamento inadequado, a hanseníase pode acarretar danos irreversíveis, inclusive exclusão social.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Piauí tem 696 novos casos da doença. Desses, 27 dos casos foram registrados em menores de 15 anos. Na capital, são 195 pacientes diagnosticados. Há ainda a informação de que, do total de notificações no estado, 550 são na forma Multibacilar, que é quando a doença é transmissível.
Os sintomas iniciais de hanseníase podem passar despercebidos, mas incluem áreas adormecidas na pele, indicando perda de sensibilidade. À medida que a doença progride, podem surgir manchas esbranquiçadas ou amareladas na pele, conhecidas como manchas hipocrômicas. Essas manchas são sinais visíveis da presença da bactéria causadora da doença.
Um questionamento comum é se a doença possui cura. E a resposta é sim! Hoje, os pacientes que realizam o tratamento corretamente, que dura de 6 a 12 meses, conseguem se ver livres desta condição. “Após o tratamento, que envolve seis ou doze doses da medicação, a depender do estado da doença, é possível alcançar a cura”, afirma.
Não existe uma forma específica de prevenção para a hanseníase. A principal medida é evitar o contato prolongado com pessoas infectadas, especialmente aquelas que não estão em tratamento adequado. Além disso, é importante estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica caso haja suspeita de infecção. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para controlar a disseminação da doença e prevenir complicações.
Aqueles que suspeitam dos sintomas podem procurar tratamento em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
Fonte.