O Ministério Público do Trabalho no Piauí realizou a entrega da premiação do projeto MPT na Escola para o município de Piripiri. A entrega foi feita pelo procurador-chefe do MPT-PI, Edno Moura, diretamente para a secretária municipal de educação do município, Tânia Monteiro.
Piripiri foi um dos dez municípios selecionados para participar da edição 2022 do MPT na Escola. Através do projeto, a problemática do trabalho infantil foi discutida nas escolas através de desenhos, contos, poesia e música. O município foi o vencedor na categoria Poesia, com a aluna Rafaela Santos Almeida, da Escola Municipal Rural do Dnocs. Além da medalha, a estudante ganhou um tablet e um kit escolar composto por Mochila e estojo e a escola foi contemplada com um notebook.
O município também ficou em segundo lugar na categoria desenho, com o estudante Wandder Ferreira Magalhaes dos Santos, do Centro Educativo Municipal Dr. Adauto Coelho Rezende. Na categoria Canto, Vitória Ruthiele Araújo Lima, da Escola Vereador Joaquim de Sousa Cavalcante, também ficou em segundo lugar. Além das medalhas, os estudantes levaram para casa um tablete uma mochila/kit escolar. Rafaela Santos Almeida, primeira colocada na categoria Poesia está participando da etapa nacional, cujo resultado será divulgado no dia 12 de outubro.
A secretária Tânia Monteiro destacou a importância da iniciativa do MPT-PI em incentivar a discussão do tema do trabalho infantil nas escolas. “O nosso município busca sempre estar inserido em iniciativas como essas porque acreditamos na transformação da vida das pessoas através da educação. É através dela que conseguiremos mudar a situação socioeconômica das pessoas e reduzirmos, não apenas os índices de trabalho infantil, mas também de marginalização das nossas crianças e dos nossos jovens”, salienta.
O Procurador-chefe salientou que o principal objetivo do projeto MPT na Escola é uma mudança de percepção sobre o trabalho infantil. “Muitas pessoas ainda defendem o trabalho infantil, sem saber dos malefícios que ela traz para toda a sociedade. Queremos formar uma geração futura melhor que a atual, que passe a enxergar o trabalho infantil como algo errado e que traz problemas para a sociedade como um todo. O trabalho é bom, mas quando exercido na época e da forma correta”, frisou.
Edno Moura reforçou que a proposta do MPT é continuar com o MPT na Escola nos próximos anos, inclusive incluindo mais municípios para ampliar o debate. “Precisamos ampliar esse debate e o ambiente escolar é fundamental nesse processo” reforçou.
Fonte: MPT-PI