A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município de Piripiri (SEDUC) realizou nesta quinta-feira, 11 de agosto, a cerimônia de premiação da I Feira de Ciências e Tecnologia – Espaço e Sustentabilidade, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Nacional de Foguetes (MOBFOG 2022). O evento aconteceu no teatro João Cláudio Moreno (Memorial Expedito Rezende) e faz parte da programação do aniversário de 112 anos de emancipação política de Piripiri.
A feira foi uma oportunidade para os alunos divulgarem o conhecimento adquirido em sala de aula e a OBA e a MOBFOG têm objetivos de fomentar o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica.
Na OBA participaram 25 escolas municipais, com 7001 alunos participantes, conquistando 62 medalhas. Na MOBFOG, os alunos levaram 32 medalhas. “Hoje, 11 de agosto, Dia do Estudante, mais um evento com grande êxito e essa grande premiação para eles. Essas medalhas concretizam o ensino que acontece no nosso município. Foram mais de sete mil alunos na Feira e anunciamos os medalhistas de dois eventos nacionais. A competição é federal e todos os alunos do país podem participar. Estamos felizes com esse resultado. Agradecemos também nossa prefeita Jôve Oliveira Monteiro que dá apoio aos nossos projetos”, disse Tânia Marilda Monteiro, secretária da SEDUC.
Para o vice-prefeito Hilton Osório, que representou a prefeita Jôve, o momento foi ótimo. “A SEDUC é uma equipe aguerrida e eis o resultado: crianças e adolescentes valorizados e premiados”, disse.
“A SEDUC proporciona descobertas científicas e nesse ano, os alunos participaram e deu tudo certo com muitas medalhas para eles. Foi um êxito muito grande. Mais de 100 medalhas nas duas competições, um avanço muito grande”, explicou Francisco Filho, técnico de Avaliação da SEDUC.
Para Ana Sofia Urquiza, medalhista da Escola do DNOCS, a experiência na MOBFOG foi incrível. “Amei muito a experiência de bombear e lançar o foguete, tomara que tenha outra oportunidade”, afirmou.
Para Ana Gabriela da Costa, medalhista da escola Antônio Ferreira Neto, o prêmio foi ótimo. “Foi uma prova escrita sobre Astronomia e fiquei muito satisfeita”, finalizou.