A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou na manhã deste sábado (26) a solenidade de premiação para os alunos que conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG 2024). O evento aconteceu na Quadra de Esportes Geraldão, localizada no Bairro Germano.
A cerimônia contou com a presença da secretária Tânia Marilda Monteiro, da superintendente de ensino Margarida Campos, do coordenador da OBA e MOBFOG, professor Francisco Filho, além de técnicos da SEDUC, gestores escolares, professores, alunos e seus pais ou responsáveis.
Nas duas competições, os alunos conquistaram um total de 616 medalhas, sendo 151 na OBA (29 de bronze, 41 de prata e 81 de ouro), com a participação de 25 escolas. Na MOBFOG, foram 465 medalhas (99 de bronze, 177 de prata e 189 de ouro), com 23 escolas premiadas.
Tanto a OBA quanto a MOBFOG têm como objetivo fomentar o interesse em Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promovendo a difusão do conhecimento de forma lúdica.
Em 2024, a Prefeitura de Piripiri, através da SEDUC, incentivou a participação das escolas e alunos nas competições por meio de oficinas e encontros realizados nas instituições. Um destaque foi a realização da III Olimpíada Municipal de Foguetes de Piripiri (OMFOPI).
“Vocês, estudantes da rede municipal de Piripiri, são campeões e campeãs. Hoje é um dia muito importante e estamos felizes com essa conquista. Vocês têm professores maravilhosos que acreditam em vocês, e este é o resultado: vitórias”, afirmou a secretária Tânia.
Conceição Marcolino, diretora da escola Paulo Machado, expressou sua alegria: “Os meninos merecem, estão de parabéns! Conseguimos sete medalhas de ouro”, destacou.
Neide Enos, diretora da escola Linoca Pires, também compartilhou sua satisfação: “Eles estavam ansiosos e hoje é só alegria. Muitos conquistaram medalhas. A organização da SEDUC foi ótima e o evento foi maravilhoso”, comentou.
João Pedro Nascimento, aluno da escola Joaquim Cavalcante, estava radiante: “Fiquei muito honrado ao receber a medalha de prata na MOBFOG. Estou muito contente, valeu o meu empenho”, disse.
Jefferson Amorim, estudante da escola Paulo Machado, falou sobre o reconhecimento: “Adorei ter ganho a medalha da OBA. Isso mostra que nosso esforço foi recompensado, estou muito satisfeito”, concluiu.
Desde o início da gestão da prefeita Jôve Oliveira Monteiro e da secretária Tânia, em 2021, as escolas municipais têm mostrado um crescente desempenho nas competições. Em 2021, foram 20 medalhas conquistadas. Em 2022, esse número subiu para 94, e em 2023, para 209. Em 2024, os alunos surpreenderam com 616 medalhas nas duas competições, comprovando que, com incentivo, preparação e trabalho em equipe, os resultados positivos só aumentam.