A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Municipal de Educação de (SEDUC), realizou na última quinta-feira (06/07), na sala de reuniões do Palácio do Povo de Perypery, dois eventos importantes para comunidade escolar: a premiação do Projeto Ministério Público do Trabalho na Escola (MPT na Escola) e entrega de carteiras estudantis.
O prêmio MPT na Escola consiste na seleção e premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos das escolas públicas participantes. O prêmio tem por objetivo levar a temática do trabalho infantil para a sociedade por intermédio da comunidade escolar.
A comissão julgadora do prêmio 2023 finalizou a avaliação dos trabalhos vencedores da etapa municipal do concurso. Foram selecionadas as melhores produções de quatro categorias (conto, desenho, poesia e música). Os primeiros lugares de cada uma classificam-se para a fase estadual.
O prêmio teve como vencedores: Giuliane Freire Araújo, na categoria Conto, da Escola Teodorico Júlio de Melo; Kerllisson Riúhr do Nascimento, na categoria Desenho, da escola Manoel Lira; Maria Vitória Sousa, na categoria Poesia, da escola Manoel Lira e, na categoria Música: Ayla Giovana Nunes, Maria Júlia Matias, Anne Gabrielly Brito e Luís Eduardo da Silva da escola Manoel Lira.
“Estamos dando esse grito com esse trabalho que é feito nas escolas da SEDUC. Nossa educação foi vista e estão aí: poetas, desenhistas e cantores. Agora eles irão concorrer na fase estadual”, disse a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.
A secretária da SEDUC, Tânia Marilda Monteiro, falou sobre o dia. “O MPT na Escola é muito importante e as crianças entraram nesse projeto que visa erradicar o trabalho infantil. Ano passado fomos premiados e este ano estamos de volta. Tenho certeza que vamos lutar nesse ano de novo na etapa estadual e, quem sabe, chegar até a etapa nacional”, afirmou.
“Foi um grande presente. As crianças abraçaram o projeto e está aí o resultado: crianças se destacando e agora eles irão para o estadual. Estamos muito animados com esse projeto”, disse Eliane Gomes, professora e coordenadora do projeto do MPT em Piripiri.
Luís Eduardo, o primeiro lugar na categoria Música, falou sobre a escolha. “Muito feliz! Agora estamos na expectativa de ganhar a etapa estadual”, explicou.
- Carteiras de estudanteNo segundo evento foram entregues carteiras de estudante, o documento de identificação do aluno. O documento foi criado pela Lei Municipal nº 681/2011, de 07 de abril de 2011, que dispõe sobre a meia entrada em casas de shows, cinemas, espetáculos teatrais, musicais, circenses, praças esportivas, culturais e de lazer em todo o território nacional e dá outras providências. As carteiras estudantis foram disponibilizadas para todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, da creche até a Educação de jovens e adultos (EJA).
Os alunos interessados manifestaram interesse e foi realizada a confecção de 2.129 carteiras estudantis para alunos da zona Urbana e 738 carteirinhas, para alunos das escolas da zona Rural, totalizando 2.867 carteiras estudantis.
“Essa carteirinha é muito importante e tem validade em todo o território nacional. Dá direito de entrar em cinemas e eventos culturais com desconto de 50% e é muito importante para todos os alunos”, explicou a prefeita Jôve Oliveira Monteiro.
“A carteirinha é um direito dos alunos amparado na lei municipal nº 681, de 2011, e hoje estamos entregando para eles. É um direito e estamos fazendo isso depois de muito planejamento”, salientou a secretária de Educação, professor Tânia Marilda Monteiro.
“Muito emocionada em receber minha carteira. Vou receber desconto nas atividades culturais e vou poder me identificar também”, finalizou Inara Killane da Silva, estudante do Centro Educativo Municipal ( CEM) Paulo Machado.