A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria de Educação do Município (SEDUC), continua com a II Jornada de Saberes e Sabores. No último sábado (24/06), o evento aconteceu na escola José de Oliveira, na comunidade Vereda dos Zezinhos e também na escola Cosme Lopes dos Santos, na comunidade Sertão de Dentro. Nos dois lugares, o projeto foi acompanhado de festa junina por causa do dia de São João.
O projeto, que neste ano aborda o tema “Educação do Campo: cultura, religiosidade e contexto local”, terá uma extensa programação até o dia 05 de julho. O projeto contempla alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais), Ensino Fundamental (anos finais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), das 26 escolas da zona Rural.
“Hoje estaremos visitando oito escolas ao todo. Todas as 26 terão o Saberes e Sabores. Aqui você vê gastronomia, literatura e as curiosidades do campo. Em 2024, ele será ainda maior. Os representantes de outros municípios estão nos visitando para ver o sucesso desse projeto”, disse a secretária Tânia Marilda Monteiro, da SEDUC.
A diretora Conceição Maria, da Escola José de Oliveira, falou sobre o evento. “A comunidade abraça o projeto. As famílias vêm e isso é muito importante: a comunidade e a escola andarem juntas”, afirmou.
O aluno Lorenzo Oliveira, que representou o vaqueiro durante a edição do Saberes e Sabores disse ter gostado muito. “Fui vaqueiro hoje na edição do Saberes e gostei muito, nesse dia muito festivo aqui”, disse o estudante.
Maria das Lourdes Silva, mãe da aluna Larissa, gostou muito do que viu. “Está muito bom esse projeto e está tão bom como o ano passado. Estou gostando muito de estar aqui nesse trabalho tão importante”, explicou.
Na comunidade Sertão de Dentro, a animação com o projeto e com a festa junina estavam bem empolgantes. “O projeto está ótimo com todos participando. Gostaria de agradecer a Prefeita Jôve Oliveira Monteiro e a SEDUC por esse momento. Aqui mostramos os produtos da comunidade e também vamos curtir um momento junino”, disse o diretor Marcelo de Oliveira, da escola Cosme Lopes dos Santos.
“Mostramos a eles uma pesquisa sobre a gastronomia do local e eles trouxeram castanha e o leite porque são muito cultivados no local. Foi muito interessante a nossa oficina e as famílias participaram em peso. A educação tem que ter o apoio da família”, explicou Bianca Oliveira, professora.
“Adoro essa escola e a educação. O hábito de escrever nasceu com meus pais. Amo muito esse local, e esse projeto é muito importante. Agradeço a prefeitura”, disse Eslorran Amaral, aluno que recitou poesias.
Programação para o dia 30 de junho:
1. Povoado Olho D’água Grande – Escola José Texeira de Sousa – 7h30;
2. Povoado Marinheiro – Escola José Rosa do Nascimento – 15h30;
3. Povoado Romão – Escola Marisval de Andrade de Oliveira – 17h.
Programação para o dia 1º de julho:
1. Povoado Bela Vista – Escola Luís de Sousa Cavalcante – 7h;
2. Povoado Açude da Baixa – Escola Vicente Alves Ferreira – 7h30;
3. Povoado Baixão – Escola Raimundo Pereira do Nascimento – 7h30;
4. Povoado Cupins – Escola Francisca Justina de Sales – 15h30;
5. Povoado Formosa – Escola São João Batista – 17h;
6. Povoado Corrente – Escola Maria Angélica Vila Nova – 17h30;
7. Povoado Serra dos Venturas – Escola Francisco Ventura da Costa – 7h30;
8. Povoado São José – Escola Aderson Alves Ferreira – 16h30;
9. Povoado Vertentes – Escola Cândido José da Silva – 18h.