Na última terça (13/12), os secretários municipais de Educação, Professora Tânia Monteiro, e de Saúde, Gabriel Mauriz, acompanharam a visita técnica da Funasa e do Unicef pelo projeto Salta Z na Escola Municipal Luís de Sousa Cavalcante, no povoado Bela Vista, zona Rural do município. Além de Piripiri, no Piauí, apenas outro município na Paraíba desenvolve o projeto no Nordeste.
A visita dos técnicos que seguirá até quinta-feira, dia 15 de dezembro, faz parte do processo de acompanhamento e monitoramento do projeto Salta Z, que apresenta solução alternativa simplificada de tratamento de água, um dos problemas que afetava a comunidade, onde a água tinha percentuais de ferro e manganês, inapropriados para consumo humano.
O projeto Salta Z é desenvolvido em Piripiri em parceria com a Prefeitura de Piripiri, por meio das secretarias municipais de Educação (SEDUC) e da Saúde (SESAM).
A secretária de Educação, professora Tânia Monteiro, destaca que o projeto está beneficiando não só a comunidade escolar do povoado Bela Vista, mas outras comunidades. “Hoje, a comunidade Bela Vista já tem uma água purificada, propícia ao consumo humano. A gestão Piripiri Terra Querida preconiza uma gestão para cuidar de gente e saúde e educação tem prioridade”.
“Estamos dando um passo, um avanço na parceria ente Saúde e Educação, quando nós falamos em qualidade de vida da população”, lembra o secretário municipal de Saúde, Gabriel Mauriz sobre o projeto Salta Z, acrescentando que “vamos trabalhar o saneamento básico, com qualidade de água, como também a higienização junto à comunidade escolar”.
Há cerca de um ano, o projeto Salta Z foi implantado na escola na comunidade Bela Vista e a realidade de consumo de água já mudou completamente. Antes, professores, ajudantes de serviços e alunos não queriam consumir a água e se reclamavam muito de impurezas da água.