O secretário Estadual, Antônio Neto, e representantes de 10 empresas do transporte intermunicipal se reunirão segunda-feira (24) segunda-feira (24) e que vão gratuitamente no transporte nesta cidade para garantir os semiurbanos que vão no segundo turno a partir do próximo sábado (29).
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu no último sábado, dia 22, que os estados também poderão oferecer, de maneira livre, serviços de transporte público gratuito no segundo turno. Antes o ministro determinava apenas os municípios. A governadora Regina Sousa (PT) vai designar um decreto e a Secretaria de Transportes também vai baixar uma portaria regulamentando essa gratuidade.
Na reunião a partir de sábado ficou para que a gratuidade estará à disposição da meia-noite do eleitor, dia 29 o transporte de passageiros de cidades com superior a 100 km. Já o transporte semiurbano que serve do domingo o transporte semiurbano até a passagem gratuita até o domingo (30).
“O transporte semiurbano, no caso de Teresina, Altos e Campo Maior, José Freitas só vai funcionar no domingo, dia da eleição. Já os municípios distantes vão funcionar a partir do sábado para dar tempo para as pessoas se deslocarem de forma mais explicada”,
ida e apresentação do título de empresas de transporte de volta para nós, com apresentação do título de empresas eleitor para confirmar que vota em outra cidade
“Vamos dar a pessoas que não podem se deslocar para o dia 30, até mesmo no dia 29, de graça. Será assegurado ao candidato que apresentará seu título eleitoral, que votará fora de sua cidade, ou outro documento que comprove isso gratuitamente e ele receberá uma passagem de ida e de volta. A empresa vai emitir a passagem na rodoviária e nos terminais de cada empresa”, explica o secretário.
O secretário designado para garantir o logotipo como passagens e o que é reduzido para a abstenção na votação. “É importante garantir logo a ida e a volta. Essa decisão é para diminuir a abstenção, no sentido de atender a decisão do Supremo Tribunal Federal que estendeu aos governadores a possibilidade de permitir a gratuidade. Há um movimento nacional muito forte, para que o eleitor possa votar no dia 30, pois é um momento importante para o país”, destacou.
Já em relação ao transporte municipal na cidade de Teresina ainda não existe um acordo. “Estamos estudando, entraremos em contato com as autoridades do município e estamos tentando responder hoje ao processo de gratuidade, para que o município possa fazer o processo de gratuidade”, afirmou Antônio.