Quanto uma pessoa pensa em se mudar para outro estado ou para outro município, várias questões podem passar pela cabeça. Dentre elas, por exemplo, está a possibilidade de conseguir arrumar um novo emprego, questões relacionadas à facilidade de encontrar uma boa moradia, qual é o custo de vida médio da cidade, se é necessário pegar transporte público ou não, dentre outras coisas. Uma das principais coisas que as pessoas podem pensar, neste sentido, é qual é a segurança que o local oferece para ela e para a sua família.
Isso acontece porque, é claro, ninguém gostaria de morar em um local que apresentasse uma insegurança, o que poderia colocar em risco as pessoas da família que estão se mudando. Dessa maneira, o Atlas da Violência de 2019 – Retratos dos Municípios Brasileiros nos revela quais são as cidades que se destacaram no aspecto da segurança. Vale lembrar que a pesquisa é feita a partir da parceria entre o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Veja mais a seguir.
Pesquisa revela dados de segurança das cidades
Em primeiro lugar, é importante destacar que os dois institutos fizeram uso de dados disponíveis a respeito dos municípios que são referentes ao ano de 2017. Para fazer a pesquisa, os órgãos levaram em consideração as 310 cidades brasileiras que contam com uma população acima de 100 mil habitantes. Assim, vale a pena pontuar que esse é o estudo mais recente que se tem hoje em dia sobre o tema.
A pesquisa, além de ter revelado quais são as cidades mais seguras para se morar, também levantou outras questões. Como, por exemplo, foi possível constatar que em municípios grandes, ou seja, aqueles com mais de 500 mil habitantes, acontecem mais mortes violentas do que em relação àqueles que se considera pequenos. Ou seja, aqueles que possuem uma população abaixo de 100 mil habitantes.
Além disso, a pesquisa também revelou qual é a média de mortes comparando com 100 mil habitantes. Assim, a média nacional é de 37,6 homicídios a cada 100 mil habitantes do país.
O relatório também levanta a questão das regiões do país que são mais violentas. Conforme o estudo, as regiões Nordeste e Norte apresentam maiores taxas de violência. Enquanto isso, a região Sul é a que menos registrou homicídios, de forma geral, a cada 100 mil habitantes.
Já com relação aos estados, o estado de São Paulo foi o que registrou a menor quantia de homicídios a cada 100 mil habitantes. Por outro lado, o estado que teve o maior registro de mortes violentas foi o Rio Grande do Norte. A diferença entre eles está em uma taxa de 14,3 para São Paulo contra 67,4 no Rio Grande do Norte.
Veja também: INCRÍVEL: lista reúne as cidades do país com o MENOR custo de vida
Confira a lista
Assim, a lista com as cidades mais seguras foi feita com base no número de homicídios a cada 100 mil habitantes. Dessa maneira, a maior parte das cidades se concentra nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Abaixo, você confere a lista:
- Jaú (SP) 2,7
- Indaiatuba (SP) 3,5
- Valinhos (SP) 4,7
- Jaraguá do Sul (SC) 5,5
- Brusque (SC) 5,8
- Jundiaí (SP) 6,1
- Passos (MG) 7,2
- Limeira (SP) 7,7
- Americana (SP) 7,7
- Bragança Paulista (SP) 7,7
- Santos (SP) 7,8
- Araxá (MG) 7,9
- Araraquara (SP) 7,9
- São Caetano (SP) 7,9
- Tubarão (SC) 8,1
- Varginha (MG) 8,3
- Mogi das Cruzes (SP) 8,3
- Itatiba (SP) 8,3