O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta quinta-feira, 25, por unanimidade, que os mesários poderão reter os celulares de eleitores nas seções eleitorais para evitar a violação da cabine de votação. A decisão foi dada em uma consulta formulada pelo partido União Brasil, que questionou se as mudanças recentes nas resoluções do tribunal haviam derrubado a possibilidade de retenção dos aparelhos.
Os ministros alertaram que o descumprimento da ordem de retenção pelo eleitor poderá ser considerado crime. “Se alguém se negar a entregar o seu celular, ou se alguém for pego fraudando essa determinação, procedimento que eu proponho é que o mesário chame o juiz da zona eleitoral para que ele chame a PM e conduza essa pessoa para tomar as providências necessárias, uma vez que isso é crime eleitoral”, argumentou Moraes. Segundo o presidente do TSE, os comandantes-gerais da Polícia Militar nos Estados manifestaram preocupação com a possibilidade de eleitores resistirem a cumprir a regra no dia das eleições.
Compartilhe esse conteúdo utilizando as ferramentas de compartilhamento oferecidas na página ou pelo link https://www.gp1.com.br/politica/noticia/2022/8/25/tse-autoriza-mesarios-a-reter-celular-de-eleitor-na-secao-eleitoral-532718.html. Nossos textos, fotos, artes e vídeos são protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do GP1 em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da J C S HOLANDA ME.