A Prefeitura de Piripiri, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), e a APAE de Piripiri realizaram, nessa quarta (03/08), uma reunião para alinhamento de ações voltadas para alunos especiais atendidos pelo município. O encontro aconteceu na sede da SEDUC, no Centro Administrativo, zona Leste de Piripiri.
A secretária da SEDUC, Tânia Marilda Monteiro, disse que a reunião fortalece o compromisso da gestão municipal com a Educação Inclusiva. “O encontro, hoje (03/08), foi para planejar metas que venham fortalecer a Educação Inclusiva dos alunos da rede municipal e começar a preparar um grande seminário sobre políticas públicas voltadas para as nossas crianças com deficiência”, pontua a gestora.
Tânia Marilda Monteiro lembra que, desde 2015, o repasse que era feito pelo município estava congelado. “Quando a prefeita Jôve [Oliveira Monteiro] teve ciência dessa defasagem, foi feito o reajuste em 85,9%”, destaca a secretária.
“A Prefeitura Municipal repassa mensalmente para a APAE, mais de 14 mil reais, além de profissionais da Educação e também o transporte escolar para levar nossas crianças para os atendimentos”, observa a secretária Tânia Marilda Monteiro.
A presidente da APAE de Piripiri, Maristela Ribeiro, disse que a gestão municipal tem dado essa prioridade para os temas que a APAE apresenta. “Estamos alinhando alguns pontos que a gente precisa fortalecer tanto no atendimento da APAE, como no atendimento da Secretaria Municipal de Educação”, observa a presidente.
“Nós estamos tratando dos alunos que são oriundos da Secretaria Municipal de Educação e que no contraturno fazem o atendimento especializado na APAE”, lembra Maristela Ribeiro, acrescentando que “são relações de parceria que a gente desenvolve para melhor atender nossos alunos”.
Participaram da reunião, assessores da SEDUC e profissionais da APAE que fazem atendimento de crianças especiais.
Em Piripiri, 174 alunos que estudam na Rede Municipal de Ensino recebem atendimento especializado na APAE de Piripiri no contraturno.