Recém-criado após autorização do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o União Brasil está próximo de oficializar uma federação com o MDB. A informação foi dada nesta terça-feira (8) pelo deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente do novo partido, em entrevista à CNN.
O União Brasil é resultado da fusão entre o PSL e o DEM. A nova legenda é a maior do Congresso Nacional, com 81 deputados e sete senadores. A sigla também possui três governadores (Goiás, Mato Grosso e Rondônia).
Apesar da robustez da nova agremiação, Bivar afirmou que o União Brasil está com tratativas “bem avançadas” para fechar a federação com o MDB. Pelas novas leis eleitorais, aprovadas no fim do ano passado, os partidos que fizerem a federação irão atuar como se fossem uma só legenda por pelo menos quatro anos.
“Já está bem avançado com o MDB. O MDB está consultando suas bases, assim como o União Brasil também está consultando suas bases. Não chegou nesse estágio ainda em outros partidos. Mas o MDB e o União, por si só, já dará uma grande força, e a gente pode ter uma representatividade extremamente significativa no novo Congresso Nacional que se fará em 2023”, afirmou Bivar.