A Prefeitura Municipal de Piripiri, por meio da SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente do Município), promoveu nesta quinta-feira (31) a I Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores de Piripiri.
“Hoje é um momento muito importante, onde discutimos a prevenção de incêndios. A população pode nos ajudar, informando sobre situações suspeitas. Estamos colaborando com os bombeiros civis e militares, e eventos como este são essenciais. Lembramos que quem for flagrado causando incêndios criminosos pode ser denunciado”, externou Sonny Anderson, secretário da SEMAM.
Filho do Prado, vereador eleito do município, também comentou sobre a conferência: “Este evento é fundamental, pois aborda o perigo das queimadas, especialmente em tempos de altas temperaturas. Muitas informações valiosas foram compartilhadas aqui hoje”, afirmou.
Waldemar Justo, diretor do Parque Sete Cidades e representante do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), ministrou uma palestra sobre o Manejo Integrado do Fogo, destacando a importância do tema: “O fogo está sendo objeto de muito estudo há tempos e há muitos problemas em relação ao tema, mas estamos trabalhando, fazendo cursos contra incêndios criminosos e a meta é melhorar essas condições de trazer paz para Piripiri. Estamos em um período muito delicado, com baixa umidade do ar e temos que ter muito cuidado”, ressaltou.
Rita Vieira, secretária de Política Agrícola do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Piripiri, também se manifestou: “Estamos constantemente lutando contra isso, informando nossos filiados sobre táticas de prevenção contra a queima indiscriminada. Trabalhamos para que todos evitem essa prática desnecessária”, finalizou.